22/08/2023
Cotidiano Paraná Política

Alep institui Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia

Cerimônia de início ocorre hoje (5), às 18h, na Alep. Grupo de trabalho deve atuar pelo fortalecimento da classe de advogados

O grupo de trabalho será coordenado pelo deputado estadual e 1º Secretário da Alep, Gugu Bueno (PSD) (Foto: Josette Leprevost/Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) institui hoje (5) a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. Gugu Bueno apresentou a proposta com o objetivo de valorizar a advocacia em um estado que conta com 89 mil advogados inscritos, segundo o braço paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dessa forma, a sessão solene para início aos trabalhos vai ocorrer hoje (5) às 18h, no Plenário.

A Frente deve servir como um canal de comunicação entre o Legislativo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), instituições públicas e a sociedade. Por isso, a agenda dos trabalhos vai incluir a discussão de projetos de lei, aprimoramentos de normas e a promoção de ações para fortalecer a atuação dos advogados no estado.

Ainda, o deputado estadual e 1º Secretário da Alep, Gugu Bueno (PSD), coordenará o grupo de trabalho. De acordo com o parlamentar, a iniciativa valoriza a classe de advogados paranaenses. “Ao defender as prerrogativas dos advogados, estamos defendendo o acesso à Justiça, o devido processo legal e as garantias de cada cidadão paranaense. A valorização da advocacia fortalece as instituições e contribui para uma sociedade mais justa”.

Cerimônia e termos de cooperação

Durante a cerimônia de instalação, os participantes assinarão dois termos de cooperação. O primeiro envolverá a Alep, a Escola do Legislativo, a OAB-PR e a Escola Superior da Advocacia. Assim como, o segundo, com foco em questões eleitorais, será firmado entre a OAB-PR e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). A Frente também analisará quatro propostas legislativas que serão protocoladas nas próximas semanas.

Nesse sentido, o presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), também ressaltou o compromisso do grupo com o fortalecimento da classe e da justiça. Ele afirmou que “a parceria com a Ordem é essencial para garantir o equilíbrio e a segurança jurídica no Paraná, e queremos que a OAB-PR analise cada projeto que afete a advocacia antes da votação.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Amanda Borges

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.