22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Azul encerra operação em Guarapuava a partir de segunda (1º)

Com o fim dos voos da Azul de Guarapuava para Curitiba, aeroporto regional passará a operar apenas com voos particulares

Guarapuava volta a ficar sem voos (Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

A companhia aérea Azul confirmou oficialmente que encerrará as operações em Guarapuava, a partir do dia 1º de setembro. Com isso, Guarapuava volta a ficar mais uma vez sem conectividade aérea com outros destinos. A rota direta que liga o município a Curitiba será descontinuada. Desse modo, o Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Faria passará a atender exclusivamente voos particulares.

De acordo com a Azul, a empresa atribuiu a suspensão a um cenário complexo para a aviação. Entre os motivos listados pela empresa estão o aumento nos custos operacionais, a alta do dólar, a crise na cadeia de suprimentos global. Além disso, ajustes internos de disponibilidade de frota e de equilíbrio entre oferta e demanda.

A conexão com a capital paranaense teve curta duração. A rota foi inaugurada em 10 de março deste ano, substituindo a operação anterior que ligava Guarapuava ao aeroporto de Campinas/SP. A descontinuidade dessa primeira operação, com destino à cidade paulista, causou grande insatisfação entre os guarapuavanos, já que Campinas é referência em ofertas de voos para o Brasil e o mundo, além de fomentar o turismo de negócios.

A suspensão dos voos para a capital paranaense foi comunicada em 1º de julho. Na época, a Prefeitura de Guarapuava, responsável pela administração do aeroporto, informou que já trabalhava para manter a conectividade aérea do município. Segundo a Prefeitura, existem negociações com outras companhias para garantir alternativas de operação na cidade. Mas para que Guarapuava passe a receber voos com aeronaves maiores, o aeroporto precisa passar por adequações, entre elas o aumento da pista.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.