22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Condenação em 2ª Instância de Kenny pode ser reformada, diz criminalista

Criminalista Marinaldo Rattes vai recorrer da decisão e afirma que condenação não afeta o mandato do vereador

Kenny Rogers (Foto: Reprodução/Facebook)

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) manteve a condenação do vereador de Guarapuava, Kenny Rogers Gonçalves Anacleto (MDB), o “Kenny do Cartório”, pelos crimes de disparo de arma de fogo e lesão corporal, ocorridos em 2022. Em decisão unânime, os desembargadores da 2ª Câmara Criminal rejeitaram o recurso da defesa. Confirmando, desse modo, a pena de 2 anos, 7 meses e 24 dias de reclusão em regime aberto, além de multa.

Mas o criminalista Marinaldo Rattes, que está à frente do caso, informou que vai recorrer da decisão às instâncias superiores. “A condenação, ainda que em segundo grau, poderá ter a decisão ser reformada pelas Cortes Superiores. Cabe recurso pro STJ e ainda cabe recurso no TJ do Paraná. Este processo, que é de 2022, não tem qualquer ligação com outro processo ainda pendente de audiência.”

O advogado também ressaltou que, por não se tratar de uma sentença definitiva (transitada em julgado) e por o crime não ter sido cometido no exercício do cargo, a decisão não afeta o mandato legislativo do vereador.

RÉU POR HOMICÍDIO

Este não é o único processo que Kenny Rogers responde na Justiça. O vereador também é réu por homicídio culposo na direção de veículo automotor, agravado por dirigir sob efeito de álcool e por omissão de socorro. Conforme noticiado pelo Portal RSN, o Ministério Público denunciou o parlamentar pela morte de José Maceno de Almeida, de 81 anos, em 21 de dezembro de 2024.

Na ocasião, Kenny, que estava com a CNH suspensa, dirigia um Ford Ka branco quando perdeu o controle, invadiu a contramão, subiu na calçada e atropelou o idoso. Após o impacto, ele tentou fugir sem prestar socorro. Porém, dois delegados da Polícia Civil passavam pelo local, presenciaram a fuga e prenderam Kenny em flagrante. A audiência deste caso deve ocorrer ainda em 2025.

TRAJETÓRIA

Kenny do Cartório, de 33 anos, foi eleito vereador em 2024 pelo MDB com 1.294 votos. A diplomação do vereador ocorreu em 16 de dezembro do ano passado, poucos dias antes do acidente que vitimou o idoso de 81 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.