22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Luta pelo retorno dos voos tem novo ‘round’ nesta quarta

Acig chama entrevista coletiva para que técnico explique detalhes do projeto de ampliação e alargamento de pista

Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria (Foto: Secom/Guarapuava)

Com a suspensão das operações da Azul na última segunda (1º), Guarapuava volta a enfrentar a urgência de reativar o aeroporto para voos comerciais. A paralisia, que afeta diretamente o desenvolvimento econômico e a conectividade da Região, mobiliza a Prefeitura e a sociedade civil em busca de uma solução definitiva. Mas a prioridade inicial é a execução do projeto arquitetônico com custo de cerca de R$ 1 milhão. Uma vez pronto, o projeto vai ser entregue ao governador Ratinho Junior, para análise de viabilidade financeira.

Por conta disso, o prefeito Denilson Baitala (PL) estreita conversas com o governador e com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. De acordo com informações do secretário de Comunicação de Guarapuava, Rafael Markus, o chefe do executivo também já contata empresas aéreas, como a Gol, a Latam e outras. “Todas as empresas têm interesse, mas precisamos entregar o aeroporto conforme as exigências”.

Entretanto, conforme Markus, tudo depende das obras de ampliação e alargamento da pista. A estimativa de custo para as obras é de cerca de R$ 50 milhões.

COLETIVA

Em paralelo à articulação política, um fato ocorre nesta quarta (2). O técnico Clairton Hammer, da Orion Aeroportors Projetos e Consultoria, concede uma entrevista coletiva às 15h, no próprio aeroporto. A atividade assinada pelos sindicatos empresariais da cidade junto com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, demonstra o engajamento do setor produtivo na causa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.