22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

7 de Setembro terá atos no Parque do Lago e Praça Cleve

O PT e movimentos sociais agendaram o ato 'Brasil Soberano', às 15 horas. Nesse mesmo horário 'Reaja Brasil' reúne bolsonaristas na Praça Cleve

Parque do Lago (Foto: Divulgação)

As comemorações do Dia da Independência em Guarapuava neste domingo (7), serão compostas pelo tradicional desfile cívico-militar em novo endereço e por um ato político organizado por apoiadores do governo federal.

A programação oficial da data, organizada pela prefeitura, terá como ponto alto o desfile cívico-militar, que neste ano ocorre fora do trajeto tradicional na Rua XV de Novembro. O evento reunirá escolas, entidades sociais e forças de segurança para a celebração da pátria, na Rua Brigadeiro Rocha, que passa em frente à Prefeitura.

Paralelamente à celebração oficial, o Partido dos Trabalhadores (PT) e movimentos sociais agendaram o ‘Ato Nacional Brasil Soberano’. A concentração está marcada para as 15h, no estacionamento do Parque do Lago. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é defender a economia e a soberania do país.

De acordo com a Presidente do Diretório Municipal do PT em Guarapuava, Fátima Rosso, a iniciativa faz parte do Plano Brasil Soberano. Lançado em agosto de 2025 pelo governo do presidente Lula, o plano surgiu em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. “Simboliza o compromisso do Brasil com a soberania nacional”. Assim como a valorização do trabalho e a proteção de setores estratégicos diante de pressões externas.

Já apoiadores de Bolsonaro se manifestam também às 15h, mas na Praça Cleve. Trata-se do movimento ‘Reaja Brasil’. Jair Bolsonaro  está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O Supremo retoma o julgamento na próxima terça (9), com o voto de Alexandre de Moraes.

No entanto, não há informações sobre a 31º Grito dos Excluídos e Excluídas. Trata-se de uma mobilização de fé, esperança e compromisso com os que vivem à margem da sociedade. O tema deste ano coloca a  ‘Vida em primeiro lugar’ e o lema ‘Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta todo dia’. Essa iniciativa reafirma a missão da Igreja de promover a dignidade humana, a justiça social e o cuidado com a criação.

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.