22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Desfile conta com 78 entidades e local terá Praça de Alimentação

Desfile será às 9h, mas às 8h o prefeito Baitala e o comandante do 26º GAC, tenente-coronel Julio Cezar, farão a revista às tropas

Desfile 7 de setembro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As comemorações cívicas em Guarapuava começam cedo neste domingo, 7 de Setembro. A programação oficial terá início às 8h da manhã, quando o prefeito Denilson Baitala e o comandante do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tenente-coronel Julio Cezar, farão a tradicional revista às tropas. Em seguida, às 9h, começará o desfile cívico-militar, com previsão de término ao meio-dia. O palanque encontra-se montado em frente à Prefeitura, na rua Brigadeiro Rocha, que se transforma numa ‘passarela cívica’.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Turismo e Eventos, Rosângela Virmond, o desfile contará com a participação de 78 entidades. “A parada cívica deste ano promete muitas novidades”. Para quem prestigiar o evento, a estrutura permanecerá ativa após o desfile, com uma praça de alimentação que seguirá com atendimento até a noite.

A celebração deste ano chega com novidades significativas, a começar pelo nome: o conjunto de ações ganhou a designação de ‘Festa da República’.

Outra alteração importante é o local do desfile. O trajeto foi modificado pois a tradicional Rua XV de Novembro não oferece mais as condições adequadas para o evento desde 2024. A chamada “modernização” da principal artéria viária da cidade mostrou-se inapta para a celebração.

A celebração de amanhã é o ponto alto da ‘Semana da Pátria’, que neste ano resgatou o hasteamento diário dos pavilhões. O entrosamento com a Câmara de Vereadores e com as forças de segurança pública, de acordo com a Secretária, também chamaram a atenção. Além disso, houve um concerto inédito com hinos pátrios, envolvendo poder público e escolas.

Conforme disse Rosângela Virmond ao Portal RSN, se tratou de uma “festa cívica e de fraternidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.