22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Saúde alerta comércio e indústrias para onda de atestados falsificados

Mais de 20 atestados falsos foram identificados em agosto. Investigações estão em andamento e população pode denunciar

Atestados falsos (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre a circulação de atestados médicos falsos no município. A prática criminosa tem gerado preocupação não apenas no setor público de saúde, mas também no setor produtivo. Especialmente no comércio local, que vem sendo diretamente prejudicado com ausências injustificadas de colaboradores.

De acordo com a Saúde, houve a identificação de mais de 20 atestados médicos falsos em agosto. Esses documentos acabaram apresentados sem qualquer vínculo com profissionais legalmente registrados na rede pública ou privada de saúde. A falsificação e o uso de atestados falsos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro, sujeitos a penalidades legais.

A Prefeitura notificou as autoridades competentes. A Polícia Civil (PC) informou que “foi instaurado inquérito policial para investigar o crime”. Conforme a Prefeitura, os médicos que tiveram os nomes indevidamente utilizados já registraram boletins de ocorrência. De acordo com as informações, uma investigação em andamento vai identificar os responsáveis e aplicar as sanções legais.

Além do impacto jurídico, a prática representa um grave prejuízo ao comércio local e demais setores empresariais, que enfrentam dificuldades operacionais e sobrecarga de funcionários em razão de ausências não justificadas adequadamente. A apresentação de documentos falsos compromete a confiança nas relações de trabalho e interfere no bom andamento das atividades comerciais.

COMO IDENTIFICAR UM ATESTADO VERDADEIRO

A Secretaria Municipal de Saúde orienta empregadores e instituições a verificarem a autenticidade dos atestados apresentados. Os documentos legítimos emitidos pela rede pública de Guarapuava devem conter obrigatoriamente o QR Code de validação da assinatura do médico e assinatura com carimbo do médico.

Documentos com rasuras, ausência de identificação oficial, dados inconsistentes ou erros de grafia são suspeitos.

DENÚNCIA

A Prefeitura reforça a importância da participação da comunidade no combate a esse tipo de crime. Em caso de suspeita ou conhecimento sobre a emissão ou uso de atestados falsos, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais: Telefones: (42) 3142-1557 / (42) 3142-1558; E-mail: ouvidoriasms@guarapuava.pr.gov.br; WhatsApp da Ouvidoria Geral: (42) 8403-2134.

Por fim, também é possível entrar em contato com o canal de atendimento 156 ou diretamente com a Polícia Civil 181.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.