22/08/2023
Em Alta Região Segurança

Criminosos aplicam golpes em série em Laranjal

Os criminosos invadiam o aplicativo de mensagens, contas de e-mail e redes sociais. Depois enviavam mensagens para contatos e formatavam o celular remotamente

Golpes pelo celular (Foto: Reprodução/Pixabay)

Uma série de golpes de estelionato interligados mobilizou a Polícia Militar de Laranjal na tarde dessa quarta (10), resultando no registro de pelo menos três boletins de ocorrência. Os crimes, que ocorreram em um curto intervalo de tempo, tiveram início com a invasão das contas de um morador. Os bandidos usaram a identidade dele para enganar os contatos e ampliar o alcance do golpe.

O primeiro caso foi registrado por volta das 16h quando um homem procurou o destacamento da Polícia Militar relatando ter perdido completamente o acesso ao celular. De acordo com a vítima, criminosos invadiram o aplicativo de mensagens, contas de e-mail e redes sociais. Utilizando os perfis da vítima, os golpistas começaram a enviar mensagens no nome do homem, na tentativa de aplicar fraudes.

A vítima informou que, além de perder o controle das contas, o aparelho celular foi formatado remotamente, apagando todos os dados. Apesar do susto, até o momento do registro, os golpistas mão tinham feito movimentações financeiras mas contas bancárias, que o homem também perdeu o acesso pelo dispositivo.

OUTROS CASOS

Mas o que parecia ser um caso isolado rapidamente se revelou um esquema em cadeia. Menos de uma hora depois, por volta das 16h40, uma segunda vítima compareceu à polícia. O homem relatou ter recebido uma mensagem de um contato conhecido – a primeira vítima do golpe – com um link. Acreditando na legitimidade do remetente, ele clicou no link e, instantaneamente, perdeu o acesso às próprias contas de e-mail e redes sociais.

O golpe acabou percebido quando os criminosos formataram o celular remotamente. Assim como no primeiro caso, a vítima não havia notado perdas financeiras imediatas. A sucessão de crimes continuou, e às 18h10, uma terceira vítima registrou uma ocorrência com características idênticas. Ele também recebeu uma mensagem com um link de um contato confiável, que na verdade era o perfil já controlado pelos estelionatários.

Ao acessar o link, perdeu o controle das contas e teve o celular formatado. Esta terceira vítima, no entanto, não soube informar se houve movimentações bancárias, pois não conseguia mais acessá-las. A Polícia Militar orientou todas as vítimas sobre os procedimentos cabíveis, como o contato com as instituições financeiras para bloqueio de contas e a tentativa de recuperação dos acessos digitais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.