22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Fórum de Guarapuava alerta para golpe de falsas intimações por e-mail e SMS

Judiciário informa que não envia links suspeitos em mensagens e orienta a população sobre como verificar a autenticidade dos comunicados e evitar fraudes

SMS

Cidadãos têm recebido comunicações fraudulentas (Foto: Reprodução/Freepik)

A Direção do Fórum da Comarca de Guarapuava emitiu um comunicado oficial alertando a população sobre um golpe que utiliza falsas intimações judiciais enviadas por e-mail e mensagens de texto (SMS). Conforme o alerta, diversos cidadãos têm recebido comunicações fraudulentas que contêm links suspeitos e simulam avisos sobre o ajuizamento de processos.

O Poder Judiciário do Estado do Paraná reforça que não envia mensagens de texto ou e-mails para avisar sobre novos processos. Além disso, afirma que o cidadão deve desconsiderar tais comunicados.

De acordo com o Fórum, se a mensagem recebida contiver um número de processo que não pode ser encontrado no sistema Projudi ou apresentar links suspeitos, trata-se muito provavelmente de uma fraude.

COMO RECONHECER UMA COMUNICAÇÃO OFICIAL

Para ajudar o cidadão a se proteger, o comunicado detalha as características de uma comunicação oficial do Judiciário:

E-mails institucionais sempre terminam com o domínio @tjpr.jus.br;
Mensagens de texto (SMS) partem apenas de números oficiais, que podem ser consultados no site do TJPR;
Toda comunicação válida traz o nome da Vara Judicial responsável e do(a) juiz(a);
Sempre consta na comunicação um número de processo válido, disponível para consulta no sistema Projudi;

O QUE FAZER EM CASO DE DÚVIDA

Desse modo, a principal orientação é não clicar em links desconhecidos. Caso receba uma mensagem suspeita, o cidadão deve consultar diretamente o sistema Projudi. Também pode entrar em contato com a secretaria da Vara Judicial por meio dos telefones institucionais divulgados no site oficial do TJPR.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.