22/08/2023
Comunidade Em Alta Guarapuava Política

Câmara aprova PL e oficializa Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava

PL foi aprovado em primeira votação. Presente desde a fundação de Guarapuava, essa é a primeira oficialização da Santa como padroeira local

Nossa Senhora de Belém (Foto: Divulgação)

A Câmara de Guarapuava aprovou nessa terça (30) em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 144/2025. De autoria do vereador Professor Pablo (PP), a proposta declara oficialmente Nossa Senhora de Belém como Padroeira do Município. A demanda para essa oficialização partiu do bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva.

Ele lembrou que embora a devoção popular exista desde a fundação de Guarapuava, Roma também ainda não recebeu um documento do município solicitando a oficialização. “Quando olhamos a história de Guarapuava, vemos que Nossa Senhora de Belém sempre esteve presente. Dom João pediu que ela fosse o marco da cidade, o Papa São Paulo VI a declarou padroeira da Diocese”.

RECONHECIMENTO DO VATICANO

Após aprovação e sanção da Lei, Dom Amilton levará até o Vaticano um pedido oficial, em nome do município, para o reconhecimento. “Às vésperas dos 60 anos da Diocese, queremos ligar o Céu e a Terra. Levarei esse pedido pessoalmente ao Papa no dia 17 de outubro, para que Nossa Senhora de Belém seja reconhecida como padroeira do município e da Diocese de Guarapuava”.

NOSSA SENHORA DE BELÉM E GUARAPUAVA

O texto também autoriza o Poder Executivo, em cooperação com instituições religiosas e culturais, a apoiar e incentivar as celebrações em homenagem à Padroeira, que ocorrem anualmente em 2 de fevereiro. A data já é feriado municipal, conforme estabelecem as Leis nº 272/1961, nº 120/1972 e nº 2834/2018.

Na justificativa, o autor destaca que a devoção à Santa é parte fundamental da formação histórica, religiosa e cultural da cidade. Foi em homenagem a ela que se ergueu a primeira igreja no marco zero de Guarapuava, hoje a Catedral Nossa Senhora de Belém, além de ter inspirado tradições como a Festa da Candelária, desde 1886.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.