22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Condomínio do Idoso tem previsão de entrega para novembro

Com 97,90% dos trabalhos finalizados, condomínio oferecerá moradia com aluguel social para a população acima de 60 anos

Condomínio do Idoso (Foto: Felipe Henschel/AEN)

A população idosa de Guarapuava está prestes a receber um novo marco em moradia e qualidade de vida. As obras do Condomínio do Idoso no bairro Boqueirão atingiram a marca de 97,90% de conclusão. A previsão de inauguração é o próximo mês de novembro. A unidade faz parte do programa Viver Mais, uma modalidade do Casa Fácil Paraná, que oferece ambiente seguro, acessível e com suporte completo para pessoas com mais de 60 anos.

O empreendimento de Guarapuava é um dos 13 que estão atualmente em construção pelo Governo do Estado. Desse modo, ele segue o modelo padrão do programa, que inclui 40 moradias adaptadas e uma infraestrutura comunitária robusta, pensada para promover saúde e bem-estar. Futuros moradores terão acesso a ambulatório, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.

A iniciativa responde a uma crescente demanda demográfica. Conforme o Censo de 2022, o Paraná abriga 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais, representando 16% da população total do estado.

VIVER MAIS PARANÁ

O Viver Mais Paraná é um projeto que tem investimento total de R$ 244 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e de recursos da transformação da Copel em corporação. Ao todo, serão 32 condomínios em todo o estado. Nessa quinta (2), o governo entregou a sexta unidade, em Campo Mourão. Já há condomínio entregue em Jaguariaíva, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Arapongas.

O próximo da lista a ser entregue é o de Ponta Grossa, 100% finalizado. A inauguração está marcada para 10 de outubro. Depois vem Guarapuava como a próxima grande entrega do programa. Geridos pela Cohapar, os condomínios são destinados a idosos sozinhos ou casais com renda de até seis salários mínimos. O sistema funciona na modalidade de aluguel social, com um valor fixado em 15% de um salário mínimo nacional, o que atualmente corresponde a R$ 227,70 por mês.

Enquanto Guarapuava se prepara para a inauguração em novembro, outras cidades como Cascavel (77,27%), Francisco Beltrão (69,78%), Telêmaco Borba (66,11%) e Irati (50,31%) também avançam com as obras. Completam a lista de cidades com obras iniciadas Loanda (22,53%), São Miguel do Iguaçu (24,93%), Santo Antônio do Sudoeste (14,16%), Toledo (11,24%), Goioerê (10,80%), Guaíra (10,88%) e Ivaiporã, esta última em estágio bem inicial.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.