22/08/2023
Em Alta Esportes Guarapuava

Guarapuava brilha e sobe para a Série Ouro dos Jogos de Integração do Idoso

Os atletas guarapuavanos demonstraram que a atividade física regular é a chave para o envelhecimento ativo e bem-sucedido

Equipe campeã (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A delegação de Guarapuava nos Jogos da Integração do Idoso (JIDO) provou que a vitalidade, a garra e o espírito de equipe não têm data de validade. Com ótimos resultados em diversas modalidades, o município garantiu o primeiro lugar na Série Prata e sobe para a Série Ouro em 2026.

Equipe campeã (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com a vereadora Rita Felchak, que joga na equipe guarapuavana, a conquista histórica do Título, em Guaratuba, é mais do que um troféu. “É a celebração do valor inestimável do esporte na vida da pessoa com mais idade, reforçando a saúde, a convivência social e o bem-estar nesta faixa etária”.

Com mais de 1,5 mil atletas de 52 municípios, o Jido, é um verdadeiro palco de vitalidade. Os atletas guarapuavanos demonstraram que a atividade física regular é a chave para o envelhecimento ativo e bem-sucedido.

Equipe masculina (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para que se tenha ideia dessa importância, a participação em competições provoca melhora cognitiva, coordenação e força e, principalmente, saúde mental. O xadrez, por exemplo exige foco e raciocínio. Já o handebol e o tênis de mesa, requerem agilidade e capacidade motora em alta. Enquanto, a convivência e a competição em equipe combatem o isolamento e fortalecem os laços sociais.

GUARAPUAVA BRILHOU!

Conforme Rita Felchak, Guarapuava brilhou em peso, trazendo para casa medalhas que inspiram todas as gerações. Na modalidade ‘xadrez relâmpago’, a dupla Cláudia Barbosa da Silva e Mery Elien Aparecida Rigoni, trouxeram a medalha de ouro. Eliel Earle Linhares e Marcos José Freitas também ficaram com o ouro no masculino. No Tênis de Mesa Maria Antônia Stimer e Marilda Lopes Simão Moraes ficaram em 2º lugar, enquanto o handebol masculino e feminino conseguiram a quinta colocação.

O Secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik disse que Guarapuava participou pela primeira vez, após seis anos de dos jogos. “E já saiu como campeã geral da Série Prata. Isso é motivo de muito orgulho. É a prova de que investir no esporte da terceira idade gera resultados extraordinários.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.