22/08/2023
Educação Em Alta Guarapuava

UTFPR anuncia curso de Arquitetura e Urbanismo em Guarapuava

Investimento de R$ 4 milhões garantirá estrutura de ponta para formar profissionais qualificados e suprir carência do mercado regional

UTFPR, campus Guarapuava (Foto: divulgação)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Guarapuava anuncia a aprovação do curso de Arquitetura e Urbanismo. A novidade, aprovada nesta quinta (7),  pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP), oferece 25 vagas anuais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas começam já no primeiro semestre de 2026, com oferta 100% pelo Sisu no início do ano.

Em 2025, o Campus recebeu cinco vagas docentes que possibilitaram a abertura de concurso. Além do investimento de R$ 4 milhões no Bloco G que receberá as aulas e laboratórios do curso. Essa reestruturação e ampliação garantem uma infraestrutura de ponta para os futuros estudantes.

O curso será público, gratuito e democrático, com aulas à noite e em um novo bloco que já está em obras.

De acordo com o diretor do campus, Marcelo Granza, com aulas no período noturno, a graduação se torna mais acessível a estudantes que trabalham durante o dia ou que moram em cidades vizinhas, ampliando as oportunidades educacionais de forma democrática. Portanto, enfatiza o diretor que essa é uma conquista de “extrema importância” para toda a comunidade e Região.

Teremos o primeiro curso público do Centro-Oeste do Paraná e vamos chegar aos 15 anos do campus com cinco cursos de graduação e um mestrado.

De acordo com um levantamento de 2022 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a Região de Guarapuava possui o menor número de profissionais ativos no estado, com apenas 598. Em contraste, outras Regiões paranaenses, como as de Londrina, Maringá e Cascavel, contam com uma média de 2.500 profissionais cada. E a de Curitiba, com mais de 7 mil. Em contrapartida, o mesmo levantamento mostrou que Pato Branco, no Sudoeste do estado, tinha 822 profissionais ativos.

LUTA JUNTO AO MEC

Zeca Dirceu (Foto: Assessoria Parlamentar)

A luta pelo curso de Arquitetura e Urbanismo começou ainda em 2023. As articulações envolveram o diretor do campus Marcelo Granza e o deputado federal Zeca Dirceu (PT).  O parlamentar, com autorização do Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação de cinco novas vagas para contratação de professores da área.

De acordo com o deputado ele promoveu várias audiências na Secretaria de Educação Superior (SESU) e na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) do MEC, em Brasília, para tratar da demanda. As vagas foram confirmadas na portaria do MEC nº 365/2025, publicada no dia 7 de maio em Diário Oficial da União.

Conforme disse Zeca Dirceu, há dois anos, desde 2023, ele “bate na porta” do MEC com esse projeto debaixo do braço, pleiteando os códigos de vaga”. “Faço isso por saber da importância da expansão e do desenvolvimento que a UTFPR irradia para a Região, com a formação de profissionais de excelência no Paraná”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.