22/08/2023
Educação Em Alta Prudentópolis

Prudentópolis revoluciona educação com três inovações históricas

Prudentópolis cria Sistema Municipal de Educação, lança material didático próprio e aprova novo Plano de Cargos e Salários do Magistério

Reunião do prefeito com professores (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)

Em um evento marcante para a educação, nesta terça (14), Prudentópolis anuncia três inovações significativas. Trata-se da criação do Sistema Municipal de Educação, do lançamento de material didático próprio e da implementação de um novo Plano de Cargos e Salários do Magistério. Essas medidas, divulgadas na véspera do Dia do Professor, prometem transformar a rede de ensino da cidade. Isso porque, no entendimento da Educação Municipal, vai garantir mais autonomia, currículos adaptados e a valorização dos educadores.

De acordo com a administração do prefeito Adelmo Klosowski, a primeira grande novidade, é o Sistema Municipal de Educação. Com essa autonomia, Prudentópolis poderá estabelecer os próprios critérios pedagógicos para o ensino infantil e fundamental. Ou seja: deixa de se submeter ao Núcleo Regional de Educação. Isso permite uma adequação mais precisa à realidade e às necessidades dos alunos do município.

A segunda inovação, conforme o anúncio, é o desenvolvimento de um material didático próprio. Elaborado por prudentopolitanos especialistas em diversas matérias, esse material é capitaneado pelo engenheiro Jonel Iurk, entusiasta do ensino da matemática.

Essa autonomia permite a troca de materiais prontos, muitas vezes com linhas editoriais não identificadas com a realidade da nossa população, o que permitirá ainda relevante economia de gastos. 

Criado por especialistas locais, esse novo conteúdo substituirá materiais genéricos por um currículo que reflete a cultura e as características da população prudentopolitana. Além de ser mais relevante para os estudantes, a iniciativa trará uma economia considerável de recursos públicos.

Reunião com professores (Foto: Ascom/Prefeitura)

Por fim, a inovação mais esperada traz a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários do Magistério. A medida corrige uma antiga defasagem salarial, equiparando a tabela dos professores municipais ao piso nacional da categoria. O novo plano é um reconhecimento ao trabalho dos educadores, garantindo melhores condições e maior valorização profissional.

De acordo com autoridades, essas conquistas são fruto de uma gestão eficiente de recursos. Destaca-se especialmente a gestão no transporte escolar e nas compras. Além da colaboração entre a Secretaria de Educação e do Poder Legislativo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.