22/08/2023
Comunidade Educação Em Alta

Biblioteca da Unicentro em Irati recebe doação de mais de 3.500 livros

Acervo diversificado, avaliado em R$ 200 mil, foi doado pela família de ex-professor do campus

Acervo vai de James Joyce a livros de medicina (Foto: Reprodução/Coorc Unicentro)

A Biblioteca do Câmpus de Irati da Unicentro recebeu um reforço significativo no acervo. Recentemente, a família Araujo doou 3.569 livros à instituição. A coleção abrange diversas áreas do conhecimento, como literatura, medicina, geografia, direito e artes. Além disso, o valor estimado das obras chega a R$ 200 mil.

Antonio José de Araujo, um dos primeiros professores de Engenharia Florestal da Unicentro em Irati, foi um dos responsáveis pela doação. Ele conta que a coleção resulta de 45 anos de dedicação do irmão dele, Paulo Roberto de Araujo (o estudioso), e do pai, Antonio Daniel de Araujo (o financiador). Após o falecimento de ambos, a família decidiu doar as publicações.

ESCOLHA POR IRATI

A decisão de doar os livros para a Unicentro em Irati levou em conta alguns critérios. “Decidimos que os livros deveriam ser destinados a uma biblioteca universitária que pudesse atender a três requisitos: interesse; espaço físico para acomodar o acervo; e equipe para processar e disponibilizar as obras”, explica Antonio. De acordo com ele, após contatar várias instituições, a biblioteca de Irati se mostrou a melhor opção pelo “inequívoco interesse, amplas instalações e equipe profissional.”

PROCESSO E DISPONIBILIZAÇÃO

Os livros, que estavam guardados em Curitiba, já foram entregues ao campus. Agora, começa um longo trabalho de análise e catalogação. Elaine Fernandes de Souza, coordenadora da Divisão de Acervo, estima que o processamento técnico completo pode levar quase dois anos. “Conforme os livros forem ficando prontos, eles serão disponibilizados para o público.”

Vale ressaltar que, dependendo da análise, alguns livros podem ir para outras bibliotecas da Unicentro, para o Centro de Documentação da universidade (Cedoc) ou até para a Biblioteca Pública do Paraná.

Para Elaine, a doação enriquecerá significativamente o acervo. “Essa doação reflete o compromisso do professor Antonio com a disseminação do conhecimento e o reconhecimento da importância das bibliotecas”, salienta. O professor Antonio reforça a intenção da família. “Acreditamos que o acervo será uma preciosa fonte para estudos e pesquisas. Foi uma doação em memória do patriarca Antonio Daniel de Araujo, um homem que acreditava na educação e na cultura como forças transformadoras.”

*Com informações de Coorc Unicentro

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.