22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Previsão do tempo

Tempo firma no Halloween, mas chuva forte retorna no Dia de Finados

Em Guarapuava, a sexta (31) segue sem chuva e com temperaturas agradáveis. Sábado terá garoa e domingo 34 milímetros de precipitação

(Foto: Fernando Augusto Neves Queiroga Rocha)

Quem for curtir as festas de Halloween em Guarapuava nesta sexta (31) o fará sob tempo firme e temperaturas agradáveis. A previsão é de uma trégua na instabilidade que atingiu a Região durante a semana, especialmente na terça (28). Hoje, a mínima é de 14 °C e a máxima chega a 22 °C, sem previsão de chuva.

No entanto, a chuva retorna no fim de semana. No sábado (1º), a mínima prevista é de 13 °C e a máxima de 21 °C. Há previsão de chuva, mas ainda com um acumulado baixo, de 6,9 milímetros. O Simepar alerta, contudo, que áreas de instabilidade chegam do Paraguai e podem causar tempestades localizadas a qualquer hora do dia.

Captura às 15h40 desta sexta (31) mostra céu com muitas nuvens (Foto: Thiago de Oliveira)

O cenário muda drasticamente no domingo (2), Dia de Finados, o que pode afetar a visitação aos cemitérios. A chuva será abrangente e persistente em todo o estado, da madrugada até a tarde. Para Guarapuava, o Simepar prevê cerca de 34 milímetros. A chuva virá acompanhada de raios, com possibilidade de granizo localizado e rajadas de vento ocasionais entre 50 e 70 quilômetros. As temperaturas no domingo ficam entre 16 °C e 21 °C.

POR QUE ESTÁ CHOVENDO TANTO?

A previsão de chuva forte para o domingo chega após uma semana em que Guarapuava já registrou 133 milímetros de precipitação. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, um fenômeno chamado “oscilação antártica” está em fase negativa, o que favorece o deslocamento de mais frentes frias e torna as tempestades mais frequentes e persistentes no sul do Brasil.

A tendência é que esse fenômeno continue atuando na primeira semana de novembro. Porém, na segunda quinzena, o Simepar prevê que o sol apareça com mais frequência, permitindo a volta do calor.

AJUDE GOIOXIM

Fortes temporais também atingiram a Região nesta semana. Turvo e Goioxim foram os municípios mais afetados. Neste, 42 casas acabaram danificadas e 168 moradores desalojados em razão dos alagamentos. A prefeitura estima um prejuízo de 2 milhões de reais. Por isso, o jornal Correio do Povo lançou a campanha Ajude Goioxim para arrecadar dinheiro para as pessoas desabrigadas. As doações ocorrem via pix, na chave 01.607.627/0001-78.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.