22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Em Alta

Chuvas afetam soja, mas Deral prevê recuperação da safra no Paraná

Tempestades do início de novembro colocaram 31 mil hectares de soja em condições ruins, mas 93% das lavouras seguem em boas condições

Colheita de soja (Foto: Gilson Abreu/AEN)

As chuvas fortes, granizo e ventos intensos que atingiram o Paraná no início de novembro afetaram parte das lavouras de soja. No entanto, o Departamento de Economia Rural (Deral) informou, no boletim de quinta (6), que a situação ainda permite recuperação.

De acordo com o Deral, o clima adverso fez com que 1% das lavouras de soja do estado fossem classificadas como em “condições ruins”, o que representa cerca de 31 mil hectares prejudicados. Apesar disso, o levantamento mostra que 93% das áreas de plantio (4,3 milhões de hectares) ainda estão em boas condições.

Nas áreas mais afetadas, os produtores precisarão acionar o seguro ou realizar o replantio. Segundo o Deral, como a soja, o milho e o feijão ainda estão dentro do período ideal para a semeadura, o replantio é viável e deve possibilitar a recuperação de parte das áreas afetadas.

OUTRAS CULTURAS

Milho: O plantio da primeira safra está estável, com 99% da área semeada, superando o mesmo período do ano passado.

Feijão: O plantio atingiu 91% da área prevista de 104 mil hectares. Como a produção se concentra no Sul do estado, onde choveu menos, 77% das lavouras estão em boas condições. Porém, o excesso de umidade e a baixa luminosidade de outubro podem limitar a produtividade.

MERCADO DE CARNES

O boletim também destacou o cenário positivo para as carnes. Na pecuária bovina, o custo de reposição (preço do bezerro) subiu 41% em relação ao ano passado. Com a proximidade das festas de fim de ano, a expectativa é que os preços da arroba do boi gordo terminem 2025 em patamares elevados.

Já na suinocultura, os preços no varejo seguem altos. A média de R$ 22,36/kg no acumulado do ano representa um aumento de 27,5% em relação a 2024.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.