22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Tornado em Rio Bonito teve ventos de até 330 Km/h, diz Simepar

Além de Rio Bonito do Iguaçu, Simepar confirmou tornados em Guarapuava com ventos de até 250 km/h e em Turvo com 200 km/h

Simepar confirmou 3 tornados na Região (Foto: IA)

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda (10) a ocorrência de mais dois tornados no interior do Paraná durante as tempestades da noite de sexta (7). Além disso, os meteorologistas finalizaram a classificação do tornado em Rio Bonito do Iguaçu. Os outros tornados ocorreram em Turvo e Guarapuava.

As análises utilizaram dados de radares, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. A equipe técnica segue os estudos e análises de outras ocorrências suspeitas. De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas, como calor e umidade, criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.

Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.

GUARAPUAVA E TURVO

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na Região do Distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h. E outra em Turvo, ao Sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.

As análises se deram a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e Região, ao lado de engenheiros do Corpo de Bombeiros, e registros compartilhados pela população e veículos de comunicação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.