22/08/2023
Cotidiano Economia Em Alta Paraná

Governo antecipa 13º salário de servidores das cidades atingidas por tornado

A antecipação contempla 1.485 pessoas, entre servidores ativos, aposentados, pensionistas e beneficiários de pensões especiais

Ratinho anuncia antecipação do 13º Salário (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Governo do Estado antecipou o pagamento do 13º salário de servidores públicos estaduais que moram em Candói, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu. Os municípios acabaram atingidos pelo tornado e pelas fortes tempestades do último fim de semana.

Os valores já estão creditados. A medida tem caráter emergencial e busca auxiliar financeiramente os servidores e suas famílias afetadas pelos desastres naturais. A antecipação contempla 1.485 pessoas, entre servidores ativos, aposentados, pensionistas e beneficiários de pensões especiais.

Os servidores pertecem a 13 órgãos da administração direta e autárquica. O valor total líquido dos pagamentos totaliza aproximadamente R$ 5 milhões. O governador Ratinho Junior destacou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Estado para mitigar os prejuízos. E ainda, oferecer amparo imediato às famílias atingidas.

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

A iniciativa envolve servidores vinculados aos seguintes órgãos: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Casa Civil; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab); Secretaria da Administração e da Previdência (Seap); Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef); Secretaria da Educação (Seed); Secretaria da Justiça (Seju); Secretaria da Saúde (Sesa); Secretaria da Segurança Pública (Sesp); Secretaria do Turismo (Setu).

MAIS AÇÕES

O Governo do Paraná também anunciou um plano emergencial para reconstrução das cidades atingidas, com a construção de 320 novas casas em Rio Bonito do Iguaçu, município mais afetado pelo tornado. Além disso, haveá concessão de um auxílio mensal de R$ 1 mil para famílias em situação de vulnerabilidade.

Essas ações integram o conjunto de medidas coordenadas pelo Estado para garantir abrigo, assistência e suporte financeiro às comunidades impactadas pelas fortes chuvas e ventos registrados na Região Centro-Sul do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.