22/08/2023
Brasil Cotidiano Em Alta

Caixa libera pagamento de saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Medida Provisória beneficia 14 milhões de trabalhadores demitidos desde 2020. Valores serão creditados automaticamente em duas etapas

(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Trabalhadores da Região de Guarapuava e de todo o país que tiveram o saldo do FGTS retido após optarem pelo saque-aniversário começaram a receber os valores nesta semana. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento na segunda (29), após a publicação da Medida Provisória 1.331/2025.

A liberação beneficia pessoas demitidas sem justa causa ou com o contrato rescindido entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. Estima-se que R$ 7,8 bilhões sejam injetados na economia, alcançando cerca de 14,1 milhões de pessoas.

CRONOGRAMA DE PAGAMENTOS

O pagamento ocorre de forma automática e em duas etapas distintas:

Primeira etapa (Iniciada em 29/12): Liberação de até R$ 1,8 mil por conta vinculada.
Segunda etapa (A partir de 02/02/2026): Pagamento do saldo restante, de forma escalonada até 12 de fevereiro.

COMO RECEBER

O crédito é feito prioritariamente na conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS. Cerca de 87% dos beneficiários já possuem esse cadastro e receberão o dinheiro diretamente no banco. Quem não tem conta cadastrada pode realizar o saque em canais físicos da Caixa, como:

Casas lotéricas;
Terminais de autoatendimento;
Correspondentes Caixa Aqui e agências.

Para o saque presencial, é necessário o Cartão Cidadão e senha. Nos terminais, também é possível utilizar a biometria.

QUEM TEM DIREITO?

A medida vale para o trabalhador que optou pelo saque-aniversário, possui saldo na conta e teve o contrato encerrado por demissão sem justa causa, rescisão indireta, falência do empregador ou término de contrato por prazo determinado. No caso de rescisão por acordo, é possível sacar 80% do saldo disponível.

Os valores usados como garantia em empréstimos de antecipação do saque-aniversário ou contas com bloqueio judicial (como pensão alimentícia) permanecem indisponíveis para saque.

O trabalhador pode verificar se possui valores a receber pelo aplicativo FGTS (opção Informações Úteis) ou pelo telefone 0800-726-0207. No extrato, o crédito aparece identificado com as siglas “SAQUE DEP 50S” ou “SAQUE DEP 50A”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.