22/08/2023

É dia da magia e do ritual do Dia de Reis

É hora da última celebração antes da rotina do novo ano engrenar de vez. Isso porque, as famílias desmontam a árvore de Natal

Dia de Reis (Foto: reprodução/ Pixabay)

O calendário marca 6 de janeiro. É o Dia de Reis, a data que encerra oficialmente o ciclo natalino. É hora da última celebração antes da rotina do novo ano engrenar de vez. Isso porque, as famílias desmontam a  árvore de Natal,  guardam o presépio e os adereços da decoração natalina. Mais do que apenas organização doméstica, no entanto,  este é um momento de renovação e fé.

A tradição remonta à passagem bíblica dos Três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar. Conforme a história, eles cruzaram desertos guiados por uma estrela para entregar ouro, incenso e mirra ao menino Jesus. Na cultura popular, essa jornada se transformou na Folia de Reis. Em diversas Regiões do Brasil, grupos de músicos e cantores vestem fardas coloridas e saem às ruas.

Eles visitam casas para celebrar o nascimento e a visita dos sábios. É um espetáculo de sanfonas, violas e bandeiras que mantém viva a herança luso-brasileira. Para muitos, o Dia de Reis é o sinal verde para a “operação guarda-tudo”. Mas, em vez de encarar como uma tarefa árdua, a etiqueta das revistas de lifestyle sugere transformar o momento em um ritual de gratidão.

De acordo com a tradição as figuras dos Magos finalmente chegam ao destino hoje. Por isso, eles são os últimos a serem guardados, selando o ciclo. De acordo com pessoas de mais idade, enrolar os piscas-piscas e proteger as bolas natalinas não se trata apenas de faxina. É cuidar das memórias que serão reencontradas daqui a 11 meses. Ao retirar a decoração, se abre espaço físico e mental para os projetos de 2026 que acabam de começar.

TROCA DE PRESENTES

Em países como a Espanha e Argentina, e em várias comunidades pelo Brasil, a grande troca de presentes não ocorre no dia 24 de dezembro, mas sim hoje. A ideia é mimetizar o gesto dos Reis Magos. As irmãs Mariângela e Cristina mantêm essa tradição. “É uma forma mais leve de presentear. Sem a correria do shopping na véspera de Natal, a troca de mimos no Dia de Reis foca no significado e no afeto”.

Outro grupo de amigas aproveitam a data para saborear o tradicional Bolo de Reis. “Escondemos dentro do bolo uma fava ou uma pequena surpresa”. Quem a encontrar, conforme Miriam, terá sorte garantida e a missão de oferecer o bolo no ano seguinte. “O Natal não termina quando as luzes se apagam, mas sim quando o espírito de generosidade dos Reis Magos se instala em nossa rotina.”

DICAS PARA LIMPEZA ENERGÉTICA

Aproveite que a casa está “vazia” da decoração para arejar os ambientes. Coloque uma música suave para tornar o processo de guardar os enfeites menos melancólico. Deixe um bilhete dentro da caixa de Natal para o seu “eu” de dezembro de 2026. O que você deseja sentir quando abrir essa caixa novamente?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.