22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Mais 99 famílias já moram na casa própria

O prefeito Denilson Baitala e o deputado Aliel Machado celebraram a entrega, destacando o impacto social da habitação popular

Vida Digna 2 (Foto: Ascom deputado Aliel

Depois de anos vivendo de aluguel e enfrentando dificuldades para sustentar os cinco filhos,  Ivete Ribeiro da Luz, recebeu a chave da casa própria durante a solenidade. “Pra mim é a realização de um grande sonho. É uma emoção que não tem explicação. Vou morar aqui com meus filhos e meu esposo”.

Ela é uma das 99 famílias de Guarapuava que receberam as chaves no empreendimento Vida Digna 2, localizado no Loteamento Alto Cascavel. As moradias, integradas ao programa Minha Casa, Minha Vida, marcam uma virada na vida de dezenas de pessoas que, até então, viviam em situação de vulnerabilidade ou sem moradia própria.

Assim como Ivete, Valéria e Jéssica de Paula também celebraram a nova etapa. “Morávamos nos fundos da casa da minha mãe. É um sonho realizado”.

As 99 residências, distribuídas em cinco quadras, contam com infraestrutura completa. Inclui redes de água e esgoto, iluminação pública e pavimentação. O conjunto habitacional atende famílias de faixa 1 do programa federal, ou seja, com renda de até R$ 2.850. Ou seja: representa uma política pública voltada à promoção de dignidade, segurança e inclusão social.

A entrega nessa sexta (23), reuniu os novos moradores, autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes das empresas envolvidas na construção. Durante o ato, os beneficiários também assinaram os contratos habitacionais e já puderam iniciar a mudança para as novas residências.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O projeto nasceu da articulação do deputado federal Aliel Machado (PV-PR) junto ao Governo Federal. Conforme o parlamentar, ele contou com a continuidade das obras entre as gestões do ex-prefeito Celso Góes  e do atual prefeito Denilson Baitala (PL).

Quando recebemos esse projeto, vimos ali a chance de transformar vidas porque essas casas vão além de tijolos e cimento. Representam lar, segurança e futuro para tantas pessoas. 

Conforme Aliel Machado, a atuação do presidente Lula e do ministro Jader Filho foi decisiva para tirar esse sonho do papel e garantir que ele se tornasse realidade para famílias de Guarapuava.

Esse é um momento muito especial, em que números e planilhas não importam. O que importa é ver uma pessoa recebendo a chave da sua casa. A política é o melhor instrumento que existe para enfrentar injustiças e transformar a realidade da comunidade.

O prefeito Denilson Baitala também celebrou a entrega, destacando o impacto social da habitação popular.

 Estamos realizando o sonho de muitas famílias guarapuavanas. O dinheiro público está sendo bem investido na população que mais precisa, e esse é o nosso compromisso: trabalhar por uma Guarapuava mais justa, humana e com moradia digna para todos

Representando o Governo Federal, o Gerente Federativo Josias Lech enfatizou que construir moradias é “corrigir uma dívida histórica com a população”. Para ele, entregar casas significa promover dignidade e “fazer brotar a emoção por um motivo muito justo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.