22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Moradores da Vila São Miguel estão sendo alvos de golpe

Regularização fundiária após 25 anos de espera provoca a tentativa de golpes cobrando taxas e até IPTU em atraso

Golpe

O avanço da regularização fundiária no Núcleo São Miguel em Guarapuava trouxe de volta um sentimento antigo e esperado pelos moradores: a esperança. Para dezenas de famílias, o processo representa a possibilidade concreta de ter a escritura do imóvel. Além da segurança jurídica que nunca chegou a acompanhar o esforço de uma vida inteira.

No entanto, esse novo momento também expôs um contraponto delicado. Durante a semana, surgiram tentativas de golpe que se aproveitam justamente da expectativa criada em torno da regularização.

De acordo com a Secretaria de Habitação, pessoas e empresas sem qualquer vínculo com o Município estão abordando moradores. Estelionatários exigem o pagamento de taxas indevidas e até de supostos valores atrasados de IPTU.

A única empresa autorizada a atuar no projeto, conforme a Habitação, é a Regularize On, parceira oficial da Prefeitura. Qualquer outra cobrança ou abordagem é  suspeita.

FIQUE ATENTO!

No processo de regularização fundiária, a cobrança de valores ocorre apenas após a conclusão dos trabalhos, com a entrega da matrícula individual do imóvel (escritura) aos moradores. Antes disso, nenhuma taxa deve ser exigida dos moradores.

Além disso, a cobrança do IPTU ocorre exclusivamente por meio de carnês oficiais. Ou então por intermédio de processos judiciais de execução fiscal, nunca por terceiros, mensagens informais ou visitas sem identificação oficial.

A Secretaria orienta que, em caso de dúvidas ou suspeitas de golpe, os moradores procurem imediatamente os canais oficiais do Município.

Contato da Secretaria Municipal de Habitação:

Telefone: (42) 3142-1000 – Ramais 1764 e 1765;

Endereço: Rua Azevedo Portugal, 1059 – Centro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.