22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Vila Carli recebe obras de drenagem após mais de 15 anos de espera

Prefeitura dá sequência a intervenções para conter alagamentos, em uma área crítica que reúne mais de 200 metros de obras próximas ao Cedeteg

Abertura de valas na Rua Xavantes (Foto: Secom/ Prefeitura de Guarapuava)

Os moradores da Vila Carli, em Guarapuava, começam a enxergar uma solução concreta para um problema antigo. Após anos de alagamentos constantes, a atual gestão municipal está executando obras de drenagem urbana em uma das áreas mais críticas da cidade. Fica localizada nas imediações das ruas Francisco Carneiro Martins, Humberto Carli e Xavantes, nos fundos do Cedeteg, onde há uma bacia natural.

Prefeito Baitala e vereador Gilson da Ambulância acompanham as obras (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com o vereador Gilson da Ambulância (PSB), ao todo, são cerca de 200 metros de intervenções. Os serviços incluem abertura de valas e instalação de manilhas para melhorar o escoamento das águas pluviais. A obra atual corrige uma pendência deixada pela gestão anterior, que chegou a construir uma ponte sobre o Rio Cascavelzinho. Entretanto, conforme o vereador, não deu sequência às ações necessárias para conduzir corretamente a água da Região, como a instalação de tubulação e drenagem adequada.

Essa é uma reivindicação antiga, de mais de 15 anos. Agora, com essa intervenção, a comunidade finalmente começa a ter mais segurança e qualidade de vida.

Essa lacuna contribuiu para a continuidade dos alagamentos, principalmente na rua Xavantes, onde o represamento de água trazia prejuízos recorrentes aos moradores. Conforme o prefeito Denilson Baitala (PL), a rua Humberto Carli já havia recebido melhorias em etapas anteriores, e agora os trabalhos avançam para completar o sistema de drenagem da microbacia local.

Já fizemos a obra em uma quadra anterior, e agora estamos dando continuidade na rua Xavantes. Nossa meta é resolver de forma definitiva esses pontos críticos de alagamento em Guarapuava.

A Secretaria de Obras reforça que as intervenções não apenas atendem uma necessidade imediata de drenagem. “Também representam um investimento em infraestrutura com impactos positivos na mobilidade, saúde pública e valorização dos imóveis da Região”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.