22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta

Fila por creches leva Defensoria a promover mutirão jurídico em Guarapuava

Com a volta às aulas próxima, famílias sem previsão de chamamento podem buscar assistência gratuita para garantir matrícula via judicial

(Foto: Daniel Caron/DPE-PR)

A falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guarapuava motivou a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) a organizar uma força-tarefa. Nesta sexta (30), a instituição fará um mutirão de orientação e assistência jurídica focado exclusivamente em famílias que aguardam na fila de espera sem previsão de chamamento.

O atendimento ocorrerá na sede da Defensoria, no Centro, das 13h às 17h, por ordem de chegada. O objetivo, conforme o órgão, é buscar a efetivação das matrículas inicialmente pela via administrativa ou, caso não haja solução, por meio de ações judiciais para garantir o direito fundamental à educação infantil.

DÉFICIT

A iniciativa da Defensoria ocorre em um cenário de incertezas sobre o tamanho real da demanda reprimida no município. Há mais de uma semana, o Portal RSN solicitou à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria de Comunicação dados atualizados sobre o número total de crianças na lista de espera e o cronograma de obras para novas unidades. No entanto, até o fechamento desta reportagem, a administração municipal não encaminhou as informações solicitadas.

COMO PARTICIPAR

Para buscar o auxílio jurídico, os pais ou responsáveis devem apresentar o número do protocolo de inscrição no CMEI. Bem como documentos pessoais da criança e dos responsáveis. É necessário também comprovar a renda e o vínculo de trabalho. Seja por meio de contracheques, declaração de autônomo ou Carteira de Trabalho Digital (para desempregados).

Documentação obrigatória:

Certidão de Nascimento e CPF da criança;
RG e CPF dos responsáveis;
Comprovante de residência atualizado (máximo 45 dias);
Protocolo de inscrição no CMEI;
Comprovante de renda ou declaração de trabalho.

Serviço

O quê: Mutirão de vagas em creche.
Quando: Sexta (30) das 13h às 17h.
Onde: Sede da Defensoria Pública (avenida Manoel Ribas, 2537 – Centro).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.