22/08/2023
Agricultura familiar Educação Em Alta

Prudentópolis garante Colégio Agrícola na Linha Esperança

Implantação na Linha Esperança amplia a oferta de ensino técnico e reposiciona Prudentópolis como referência agrícola

Prefeito Adelmo em reunião (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)

Prudentópolis avançou nesta semana em uma das principais pautas ligadas ao desenvolvimento rural do município: a implantação de um Colégio Agrícola. Em reunião, o prefeito Adelmo Klosowski e o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, formalizaram o entendimento que autoriza os próximos passos para a criação da unidade. De acordo com  o prefeito, a conquista teve o apoio político do deputado estadual Ademar Traiano e do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Conforme o o encaminhamento definido, o Governo do Estado deu “sinal verde” para a implementação do colégio, incluindo a autorização para compra de um terreno anexo à área prevista para instalação.

O novo Colégio Agrícola, de acordo com a proposta,  deve funcionar onde hoje está o Colégio Estadual Padre José Orestes Preima, na localidade de Linha Esperança. Nos próximos meses, equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação farão uma vistoria completa na estrutura existente. A ação vai mapear e planejar as adaptações necessárias para transformar o espaço em um centro de formação voltado ao campo.

O modelo previsto é de tempo integral, com Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico. Na prática, os estudantes devem concluir a etapa escolar com formação básica e habilitação profissional. Esse sistema, amplia as oportunidades de emprego e a capacidade de aplicar tecnologias e gestão nas propriedades rurais.

A expectativa da administração municipal é que a nova estrutura funcione como um polo de qualificação e inovação. Isso, especialmente por Prudentópolis ter uma economia fortemente conectada à agricultura familiar. E consequentemente, abrigar  expressivo número de propriedades rurais, segundo disse o prefeito.

A meta é elevar produtividade, estimular permanência do jovem no meio rural e criar uma rede de conhecimento técnico capaz de fortalecer a cadeia local.

O cronograma indicado prevê que obras e adequações ocorram ao longo deste ano. A previsão de início das atividades aponta o ano letivo de 2027, quando a escola deve receber a primeira turma.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.