22/08/2023
Educação Em Alta

Pedagoga de Rio Bonito do Iguaçu vai ao Canadá

Debora Barella, do Colégio Rural de Pinhalzinho, vive experiência no Canadá para fortalecer ensino, inovação e resiliência pós-tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Debora Barella (Foto: Fábio Dias/EPR Comunicação)

Do interior do Paraná às paisagens de Toronto, no Canadá. Esta é a imersão da pedagoga Debora Barella, do Colégio Rural Estadual de Pinhalzinho, em Rio Bonito do Iguaçu. Ela embarcou em uma experiência internacional que vai além de quilômetros percorridos. Se trata de aprendizado, troca de experiências e inovação pedagógica, especialmente após o tornado que atingiu o município em novembro do ano passado.

Única representante de Rio Bonito do Iguaçu no programa ‘Ganhando o Mundo Professor’, Debora integra um grupo de 250 educadores da rede estadual do Paraná. A comitiva participa da formação continuada em contextos internacionais, com imersão em práticas e metodologias inovadoras adotadas em sistemas de ensino reconhecidos mundialmente. O embarque ocorreu em 6 de fevereiro pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Para Debora, a experiência tem um significado ainda mais profundo diante do desafio enfrentado pela comunidade onde vive. A escola, conforme ela, deixou de ser apenas espaço de ensino. Mas passou a desempenhar papel central na reconstrução social e emocional dos alunos afetados pelo tornado.

A formação pelo Ganhando o Mundo vai me dar instrumentos para trazer novas perspectivas de resiliência e inovação para nossos alunos e professores.

A pedagoga enfatiza que o intercâmbio não é uma conquista individual, mas uma responsabilidade coletiva. O objetivo é adaptar as metodologias aprendidas e compartilhar os conhecimentos com colegas e a rede estadual, fortalecendo o ensino público e ampliando oportunidades de aprendizagem.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destaca que a iniciativa fortalece práticas pedagógicas e amplia o repertório educacional da rede: “O conhecimento adquirido pelos professores impacta diretamente a aprendizagem dos estudantes e eleva a qualidade da educação pública no Paraná”.

Desde a segunda semana de fevereiro, Debora participa de atividades intensas na Greystone College Toronto. Conforme a agenda inclui visitas a escolas, acompanhamento de aulas e diálogos com educadores locais. Ela observa de perto a aplicação prática de princípios pedagógicos. Como,por exemplo, a combinação de equidade e excelência, o papel do professor como mediador do conhecimento e o uso de avaliações formativas que priorizam feedback contínuo.

“É inspirador ver como estudantes de diferentes origens e necessidades compartilham o mesmo espaço de aprendizagem e avançam juntos. Quero trazer essa visão para o Paraná, respeitando o contexto local, mas mantendo o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.