O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, participa hoje, quarta-feira (23), do seminário “Os desafios do Brasil como quinta potência mundial e o papel do agronegócio”. O evento é promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em comemoração aos 60 anos da entidade e 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Vários palestrantes de renome estão listados para os momentos de discussão. Às 9h30, a senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu e o Ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, darão as boas vindas na solenidade de abertura.
Na sequência, às 10h15, o presidente do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Lopes, vai falar sobre os perfis das classes de renda rural do Brasil (classes A/B; C e D/E).
Em seguida, haverá um talk show sobre a construção de um novo modelo de política agrícola com os palestrantes: Rosemeire Cristina dos Santos (superintendente técnica da CNA), José Carlos Vaz (secretário executivo do MAPA), Gilson Alceu Bittencourt (Secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda)e Kátia Abreu (presidente CNA).
Após o almoço, o segundo talk show vai debater os desafios do Brasil como 5ªpotência econômica mundial e o papel do agronegócio, com a presença dos economistas Armínio Fraga (LDA investimentos) e André Esteves (BTG pactual) e Gilmar Mendes (Ministro do Supremo Tribunal Federal).
O encerramento será feito pela presidente da CNA e pela presidente da República do Brasil, Dilma Roussef.