22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta

Prazo para pré-inscrição em exames da EJA termina nesta sexta (6)

Candidatos com 15 anos ou mais podem obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental por meio de prova aplicada pela rede estadual

As provas serão aplicadas entre 26 e 30 de março (Foto: Lucas Fermin/Seed-PR)

Pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental podem se inscrever, até esta sexta (6), nos exames de certificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

A prova permite obter o certificado de conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Para participar, o candidato deve ir presencialmente a uma escola da rede estadual. É necessário apresentar documento oficial com foto e uma cópia. Entre os documentos aceitos estão RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certificado de reservista ou Carteira de Trabalho.

PRÓXIMAS ETAPAS

Depois da pré-inscrição, começa a fase de triagem. A partir de segunda (9), a Secretaria da Educação vai verificar se os candidatos atendem aos critérios do edital. Entre eles estão idade mínima, documentação e disponibilidade de vagas.

O resultado preliminar sai no dia 10 de março. Em seguida, o prazo para recursos ficará aberto até o dia 12. Já entre 13 e 23 de março, os candidatos selecionados deverão efetivar a inscrição no Sistema de Exames da Seed.

As provas serão aplicadas entre 26 e 30 de março. O exame ocorrerá na mesma escola onde o candidato fez a inscrição.

A avaliação pode ser feita de duas formas. Ela pode ser on-line, no computador da escola, ou impressa. Em ambos os casos, a aplicação será presencial. O resultado está previsto para 15 de abril.

NO PARANÁ

Atualmente, cerca de 38 mil estudantes participam da Educação de Jovens e Adultos no Paraná. A modalidade é gratuita. Ela está presente em 214 instituições da rede estadual. Entre elas estão Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas) e escolas regulares.

Além disso, o Estado também faz exames para certificação do Ensino Médio. Nesse caso, as pré-inscrições ocorrerão entre 4 e 8 de maio. O processo destina-se a candidatos com 18 anos ou mais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.