22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Bombeiros orientam sobre os cuidados com fogueiras nas festas juninas

Local de montagem das fogueiras é o primeiro passo para evitar acidentes. Ela deve ser mantida sob supervisão constante durante toda a utilização

Orientação dos bombeiros para as festas juninas (Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN)

As festas juninas agitam a população em todo o Brasil e vêm carregadas de tradições. Uma delas é a fogueira, símbolo da união e uma homenagem aos santos: a quadrada para Santo Antônio, a redonda para São João e a triangular para São Pedro. Mas a celebração com fogueiras exige cuidados para evitar queimaduras e incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) orienta a população sobre medidas simples que ajudam a manter a tradição com segurança.

A escolha do local em que a fogueira ficará é o primeiro passo para evitar acidentes. Deve ser uma área limpa e distante de materiais que possam favorecer a propagação das chamas. Assim, escolha uma área sem vegetação rasteira, afastada de árvores, edificações, veículos e outros materiais combustíveis. Isso vai evitar que o fogo iniciado não se propague nem para a vegetação nem para árvores próximas.

Além da escolha do local, a corporação orienta que a fogueira seja mantida sob supervisão constante durante toda a sua utilização, especialmente quando houver crianças nas proximidades. Ao final da festa, use água para extinguir as brasas que sobraram da fogueira, evitando que o vento possa reacender o fogo. Caso não tenha água, abafe com terra ou areia, mas sempre se certifique de que a fogueira foi apagada completamente antes de sair do local.

ACENDIMENTO E QUEIMADURAS

Um dos erros mais comuns é utilizar álcool, gasolina ou outros líquidos inflamáveis para iniciar o fogo. Além de aumentar o risco de queimaduras graves, esses produtos podem provocar explosões e fazer com que as chamas se espalhem rapidamente. Uma técnica simples e eficiente é fazer um copinho enrolando papel higiênico ou papel toalha ao redor dos dedos e colocar no centro da fogueira.

Preencha o copinho com óleo de cozinha e depois faz uma pirâmide de gravetos ao redor e ateia fogo nas bordas secas do papel. A chama vai se espalhar para o óleo e depois incendiar a madeira. Essa queima ocorre de forma lenta e persistente, permitindo que o fogo se propague gradualmente para a lenha, sem os riscos associados aos líquidos inflamáveis.

Caso a roupa de uma pessoa pegue fogo, a orientação é agir rapidamente para interromper a combustão e reduzir os danos causados pelas chamas. Se houver água disponível, ela deve ser utilizada imediatamente para resfriar e apagar as chamas. Caso não haja água, a pessoa deve ser deitada no chão e o fogo pode ser abafado com um pano ou outro material adequado, retirando o oxigênio que alimenta a combustão.

Os acidentes com fogueiras podem provocar queimaduras de diferentes gravidades. Enquanto as queimaduras de primeiro grau geralmente causam apenas vermelhidão, as de segundo grau podem formar bolhas, que não devem ser perfuradas. Já as queimaduras de terceiro grau atingem camadas mais profundas da pele e exigem atenção médica imediata.

QUANDO CHAMAR OS BOMBEIROS

O CBMPR orienta que a população acione o telefone 193 sempre que o incêndio apresentar risco de propagação ou não puder ser controlado de forma segura. Assim sendo, a partir do momento em que as pessoas já não conseguem se aproximar com segurança para tentar controlar o fogo, significa que a situação saiu do controle e há necessidade de acionamento do Corpo de Bombeiros.

Com a redução da umidade do ar e o aumento da quantidade de material seco disponível para queima, qualquer fonte de ignição exige atenção redobrada. A prevenção continua sendo a principal ferramenta para evitar incêndios.

DICAS DOS BOMBEIROS

Escolha um local limpo e afastado da vegetação. Mantenha distância de edificações, veículos e materiais combustíveis. E não utilize álcool, gasolina ou outros líquidos inflamáveis para acender a fogueira. Manter crianças sob supervisão constante.

Os bombeiros também alertam para a necessidade de ter água disponível para emergências. Além disso, não abandone a fogueira enquanto houver chamas ou brasas. E Apague completamente as brasas com água ao fim da utilização.

Na falta de água, faça o abafamento com terra ou areia. Acione o 193 caso o incêndio saia do controle. E procure atendimento médico em casos de queimaduras extensas ou graves.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.