22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Jovem obriga irmão de 11 anos a furtar 13 tablets de colégio e acaba preso após fuga

Menino que participou do furto dos tablets era aluno do colégio e foi reconhecido pela diretora após análise ds câmeras de segurança. Irmão de 18 anos foi preso

13 tablets foram furtados de colégio (Foto: Ascom/PM)

Uma ação policial na noite dessa quinta (20) resultou na prisão de um jovem de 18 anos e na recuperação de 13 tablets furtados de um colégio estadual na Vila Carli, em Guarapuava. O jovem é acusado de furtar equipamentos eletrônicos, além de cometer os crimes de corrupção de menor, desobediência, resistência e vias de fato.

A ocorrência teve início por volta das 20h26, quando a Polícia Militar recebeu o chamado via 190. Na instituição de ensino, a diretora relatou que dois jovens haviam pulado o muro do colégio, quebrado a janela de uma sala e furtado diversos tablets. Por meio das imagens do sistema de monitoramento, a responsável identificou um dos envolvidos como sendo um aluno da escola, de apenas 11 anos.

ABORDAGEM E APREENSÃO

De posse do endereço do suspeito, as equipes deslocaram-se até o local. Na residência vizinha, os policiais flagraram um homem pulando a janela e fugindo em direção a uma área de mata. Trata-se do irmão do aluno, já conhecido no meio policial pela prática de furtos.

Na casa, a criança acompanhada dos pais, relatou que o irmão mais velho a obrigou a participar do furto e a ajudar a esconder os equipamentos. Durante a vistoria na residência do rapaz de 18 anos, os agentes localizaram 13 tablets pertencentes ao colégio. Todos os equipamentos tinham identificação com plaquetas de patrimônio e nomes das turmas. Além disso, no local os policiais encontraram vestimentas manchadas de sangue (um moletom e um boné), indicadas pela criança como as roupas utilizadas pelo irmão durante o crime.

FUGA, RESISTÊNCIA E AMEAÇAS

Durante as buscas, outra equipe policial abordou o suspeito em fuga nas proximidades. O jovem desobedeceu às ordens de parada, sendo necessário o uso de força progressiva e técnicas de contato para contê-lo. O detido apresentava um ferimento na mão e escoriações no rosto. Marcas de sangue foram encontradas tanto no local do arrombamento quanto nos tablets apreendidos.

Devido aos ferimentos, o homem acabou encaminhado à Upa do Batel para atendimento médico. Durante o tempo em que esteve na unidade de saúde, ele insultou socorristas e ameaçou a equipe militar.

Após o atendimento, o suspeito, os objetos apreendidos, a criança e os responsáveis acabaram conduzidos à 14ª Subdivisão Policial (SDP). Mesmo nas dependências da delegacia, o jovem continuou a causar perturbação e a desobedecer às ordens dos agentes de plantão, ficando à disposição da Justiça para os procedimentos cabíveis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.