Um abaixo-assinado está circulando entre os trabalhadores nesta terça-feira, 1o. de Maio, no Parque do Lago sobre a necessidade da criação da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Guarapuava. O documento está sendo elaborado pela Comissão Intersindical que envolve os Sindicatos do Metalúrgicos, dos Servidores Públicos e Professores Municipais, dos Bancários, entre outras entidades. Paralelamente ocorre um ato público relativo ao Dia Mundial de Combate aos Acidentes de Trabalho, ocorrido no dia 28 de abril.
De acordo com o metalúrgico, Luiz Ciunek, o evento, além de conscientizar sobre o trabalho decente, lembra os trabalhadores mortos pela falta de segurança do trabalho“Trabalho decente é antes de tudo uma boa remuneração, depois são as condições de trabalho que são oferecidas", afirmou.
A saúde do trabalhador também é uma preocupação da comissão intersindical. Para isso, alguns serviços estão sendo oferecidos no Parque do Lago: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), massoterapia e distribuição de material educativo. Atividades artísticas também são oferecidas ao público.