22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural promove curso sobre gestão florestal

imagem-38104

O segundo módulo do Programa de Desenvolvimento Florestal 2012 será amanha, terça-feira (15). O programa idealizado pelo Sindicato Rural de Guarapuava busca promover a integração floresta- lavoura-pecuária na região.

Neste módulo, os engenheiros agrônomos Pedro Francio Filho (especialista em sistemas agrossilvipastoris) e Henrique Lopes Moino (especialista em gestão operacional de empreendimentos agropecuários) abordarão temas como gestão florestal, mapeamento e aproveitamento de áreas marginais ou de baixa produtividade; qualidade e produção de mudas de eucalipto e pinus e orientações básicas sobre a nogueira pecã.

Segundo Francio Fº, durante o segundo módulo será destacada a importância do planejamento e da qualidade das mudas na gestão florestal. “Abordaremos a necessidade de se aliar genética com mudas de qualidade para alcançar uma produtividade cada vez maior na produção florestal. Também discutiremos as melhores formas de aproveitamento de áreas ociosas na propriedade, além da forma prática e dinâmica sobre como cultivar a nogueira pecã”.

A programação prevê uma parte teórica, que será ministrada no anfiteatro do Sindicato das 08h00 às 12h00; almoço no salão de festas e visita técnica ao Viveiro de Mudas da Golden Tree Reflorestadora, no distrito de Entre Rios, onde será feita a parte prática do curso.

O curso é gratuito, aberto a todos os interessados. No entanto, é preciso se inscrever pelo telefone 42-3623-1115 (com Graziely). A entrada no dia do evento será mediante a doação de 5 quilos de alimento não perecíveis (Campanha Produtor Solidário).

São parceiros do programa coordenado pelo Sindicato Rural de Guarapuava: Cooperativa Agrária, Syngenta, Golden Tree Reflorestadora, Reflorestadora Schram, Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Fertilizantes Heringer, Unicentro, Zico Motosseras e Viveiros Pitol.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.