22/08/2023
Agronegócio

Curso aborda questões familiares

imagem-38397

Nessa quarta-feira, 23, o Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o SENAR, sediou a quarta aula do Programa Mulher Atual 2012.

 

O curso vem sendo ministrado pela instrutora e engenheira agrônoma, Josiane Lusíada Granneman, e conta com a participação de 14 mulheres ligadas ao setor agropecuário, em busca de novas oportunidades na carreira profissional e melhora da auto-estima.

 

A aula desta semana abordou o tema Relacionamento e Estrutura Familiar. De acordo com a instrutora, o curso é uma oportunidade de crescimento pessoal para essas mulheres, que podem aperfeiçoar suas competências e habilidades para enfrentar diferentes desafios. “Essas mulheres estão tendo a oportunidade de despertar para novas possibilidades femininas, sejam na área humana, social e/ou profissional”.

 

As participantes trabalharam a questão da transformação da estrutura familiar ao longo das últimas décadas, como o número de filhos, divórcio e a migração da mulher de casa para o mercado de trabalho. “Esses assuntos ainda causam dúvida na vida de muitas mulheres e afetam sua rotina”, destacou Josiane, que elogiou o interesse das alunas pelos temas abordados.

 

A agropecuarista Ana Meri Naivert, é uma das alunas do Mulher Atual, e destacou as vantagens que o programa tem oferecido. “Estou muito satisfeita, pois posso me socializar e ajudar outras mulheres com problemas semelhantes. Além disso, minha autoestima está melhor e estou sendo valorizada enquanto mulher”. Ana conta que se inscreveu no programa para ajudar na conquista de independência pessoal. “Toda mulher que trabalha no setor agropecuário deveria participar. Aqui vemos que podemos ser mulheres modernas, que dão conta das próprias vidas e sabemos se colocar numa posição de liderança”.

 

A produtora rural Rosita Malinoski participa do curso pela segunda vez. “Realizei o Mulher Atual em 2009, e retornei nesse ano. Aprendi muita coisa lá, e agora resolvi me atualizar”. Rosita ainda levou mais duas amigas para a participação. “Aqui trocamos experiências e dividimos nossos problemas, o que nos torna mais fortes”, declarou.

 

As aulas do programa ocorrem todas às quartas-feiras, no Sindicato Rural, das 8h ao 12h e da 13h às 17h, totalizando oito horas semanais, durante dez encontros. No decorrer no curso, diferentes temas vêm sendo abordados, todos relacionados com o universo feminino, como auto- estima; relacionamento interpessoal; meio ambiente; a diferença entre os gêneros; empreendedorismo; educação continuada entre outros.

 

Da assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.