22/08/2023
Geral

Guarapuavanos se preparam para enfrentar o primeiro frio intenso do ano

imagem-38908

O inverno terá início somente no próximo dia 20, mas as temperaturas mais baixas do ano até o momento deverão ser registradas nesta semana, segundo previsão do Instituto Meteorológico Simepar, que identificou a possibilidade de geada entre o feriado de Corpus Christi (na quinta-feira, 07) e sexta-feira (08).

Em Guarapuava, a mínima prevista para amanhã é de 2°C e a máxima de 11°C. Já na sexta-feira, a mínima deve ser de 0°C e a máxima de 17°C.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacóbsen, haverá uma virada brusca nas temperaturas e condição do tempo. “Uma massa de ar polar deverá encobrir o Estado, gradativamente, iniciando a trajetória pelas regiões Oeste e Sudoeste, onde deverá provocar forte resfriamento”, salienta, estimando que este resfriamento pode iniciar já na tarde de amanhã.

Considerando os novos prognósticos de ontem (05), acredita-se que será a onda de frio mais forte registrada até então em 2012. “Tivemos duas entradas de massas de ar frio, uma em março e outra no final de abril, mas não foram tão intensas”, afirma.

Zero

Conforme o profissional, as temperaturas mais baixas para o Centro-Oeste, podendo chegar a zero grau, estão previstas para a madrugada de quinta-feira. “Deverá ser uma geada de moderada a forte. Nos centros urbanos a temperatura deve ficar entre 0ºC e 2ºC”, frisa.

Dentre os fatores que deverão favorecer a formação de geada estão o resfriamento e as noites de céu claro, além do clima seco. “Se tiver alguma umidade já dificulta a ocorrência do fenômeno. Mas há previsão de limpar o tempo na quarta-feira”, detalha. “A geada deve se confirmar, variando somente a intensidade”, pontua Jacóbsen.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.