22/08/2023


Geral

Comitiva realiza visitas na Bélgica

imagem-38956

Desde o início desta semana, uma missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), composta por 29 integrantes, está na Europa. O objetivo é visitar instituições de ensino superior da Bélgica e da Alemanha, para conhecer o funcionamento das instituições e, além disso, buscar parcerias para a produção e a difusão de conhecimento em nível internacional, beneficiando professores e acadêmicos.

Na última segunda-feira (04), a comitiva foi recebida nas universidades da Antuérpia e de Gent. Pela manhã, o grupo foi recebido pelo professor Alain Verschoren, reitor da Universidade da Antuérpia, e pelos professores Piet Van Hove, de Relações Internacionais, Elfje Godderis, coordenador de Relações Internacionais para a América Latina, e Arne Van Overloop, da Faculdade de Ciências e do Escritório de Internacionalização, além de membros da instituição que possuem interesse em estabelecer parcerias com o Brasil. Na parte da tarde, os integrantes da missão internacional foram conhecer as instalações da Universidade de Gent, recepcionados pelos professores Valere Meus, do Escritório de Relações Internacionais, Nancy Terryn, da Cooperação, Dirk de Craemer, do setor de Pesquisas, e M. Uyttendaeledo, do Departamento de Engenharia. No final da tarde, os reitores e representantes das universidades brasileiras foram recepcionados pelo professor Luc Moens, vice-reitor da Universidade de Gent.

Na terça (05), houve reuniões nas universidades católicas de Louvain e de Leuven. Pela manhã, a comitiva de reitores e representantes da Abruem estiveram na Universidade Católica de Louvain. A recepção aconteceu às 9h, com a apresentação geral da universidade belga. Na sequência, a visita contou com um reconhecimento do campus da Universidade. Depois, a comitiva foi recepcionada pelo reitor da Universidade Católica de Leuven, Mark Waer, em reunião que contou com apresentações por parte da instituição anfitriã e também da Abruem, além de alguns testemunhos de alunos brasileiros.

Ainda na Bélgica, ontem (06), a missão tem agenda nas universidades de Hasselt e de Liège. Hoje (07), será a vez da instituições de ensino superior de Mons e de Notre Dame de La Paix. E amanhã (08), a comitiva encerra a agenda com visitas às universidades de Bruxelas e audiência com membros do Gabinete do Ministério da Educação da Bélgica.

Agenda na Alemanha
Na segunda-feira (11), os reitores visitam a Universidade de Münster. No dia seguinte (12), será conhecida a Universidade Duisburg-Essen. Na quarta-feira (13), haverá reunião com o DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão) e visita à Universidade de Bonn. Dia 14, a agenda prevê visita à Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia e novo encontro na Universidadede Bonn. Na sexta-feira (15) será visitada a Universidade de Frankfurt. Na segunda-feira (18), haverá encontro com o Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württemberg e com representantes de universidades de Baden-Württemberg. No dia 18, está pautada a visita às universidades de Stuttgart e de Tübingen. Dia seguinte (19), a agenda prevê encontro no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Na quarta-feira (20), haverá visita à Universidade de Erlangen-Nuremberg. Dia 21, está programada reunião na Universidade de Munique. O grupo encerra suas atividades no dia 21, na Universidade Técnica de Munique.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo