De 4 a 8 de junho, a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está na Europa, visitou dez universidades belgas (instituições de ensino superior da Antuérpia, de Gent, Louvain, Leuven, Hasselt, Liège, Mons, Notre Dame de La Paixe e as instituições de Bruxelas).
As atividades encerraram no final da tarde da última sexta-feira (8), quando a comitiva foi recebida pelo ministro da Educação do Governo da Bélgica, Pascal Smet. No encontro, foi destacado o interesse entre as instituições belgas e brasileiras em estabelecer intercâmbios acadêmicos, principalmente, na execução do Programa Ciência Sem Fronteiras, que é um programa criado pelo Governo Federal do Brasil, o programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.
Toda a programação dessa primeira parte da Missão Internacional foi feita com apoio de Claude Misson, embaixador da Bélgica no Brasil e do secretário Hugo Lorenzetti, da Embaixada Brasileira em Bruxelas, que inclusive, com sua equipe, acompanhou a comitiva da ABRUEM em todas atividades em terras belgas.
Agenda na Alemanha
Na segunda-feira (11), os reitores visitam a Universidade de Münster. Hoje (12), será conhecida a Universidade Duisburg-Essen. Na quarta-feira (13), haverá reunião com o DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão) e visita à Universidade de Bonn. Dia 14, a agenda prevê visita à Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia e novo encontro na Universidadede Bonn. Na sexta-feira (15) será visitada a Universidade de Frankfurt. Na segunda-feira (18), haverá encontro com o Ministério de Ciência, Pesquisa e Artes de Baden-Württemberg e com representantes de universidades de Baden-Württemberg. No dia 18, está pautada a visita às universidades de Stuttgart e de Tübingen. Dia seguinte (19), a agenda prevê encontro no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Na quarta-feira (20), haverá visita à Universidade de Erlangen-Nuremberg. Dia 21, está programada reunião na Universidade de Munique. O grupo encerra suas atividades no dia 21, na Universidade Técnica de Munique.