22/08/2023
Geral

Bona se réune com o ministro do Esporte

imagem-39569

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e o deputado federal Sandro Alex (PPS) participaram de audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebel, em Brasília. Na reunião, na quarta-feira (20)   Bona pediu recursos para a construção de um Ginásio de Esportes na Unicentro, campusde Irati. A obra beneficiará o curso de Educação Física e possibilitar´ projetos extensionistas da instituição.

 

De acordo  com a Coordenadoria de Comunicacão da Uncientro, o reitor falou sobre a Unicentro e justificou que o curso de Educação Física no campus de Irati foi criado em 1998 e até o presente momento ainda não dispõe de ginásio de esportes que funcione como arena multiuso para a melhor formação dos profissionais da área. Na oportunidade, Bona entregou ao ministro um material institucional, para que ele pudesse ter um melhor conhecimento sobre a universidade.

 

O deputado Sandro Alex reforçou os argumentos apresentados pelo reitor e esclareceu a importância da Região Centro-Sul do Paraná para o desenvolvimento do Estado, ressaltando que Irati e região têm merecido atenção especial na sua atuação parlamentar, em razão do potencial dos municípios e das grandes necessidades que estes apresentam. “Me sinto feliz em poder dar encaminhamento a mais essa demanda da universidade e de toda a região, porque reconhecemos a importância da Unicentro para o desenvolvimento regional e queremos continuar sendo uma voz da universidade na busca de soluções para as suas necessidades”,afirmou Sandro Alex, acrescentando, ainda, que sua proximidade com o ministro Aldo Rebelo permitiu o agendamento da audiência, bem como os encaminhamentos positivos que resultaram da reunião.

 

Aldo Bona manifestou sua satisfação em poder apresentar diretamente ao ministro do Esporte o pedido da universidade e ver o encaminhamento favorável que o ministro deu ao pleito, recomendando ao seu chefe de Gabinete Substituto, João Luiz dos Santos Santos, que desse encaminhamento ao projeto, prevendo os recursos, mesmo que fosse necessária a liberação por etapas. "O Ministro mostrou-se sensível às necessidades institucionais e bastante receptivo à ideia, entendendo que a Unicentro pode ser uma parceira importante na realização de ações ligadas ao esporte, dentro das políticas desenvolvidas pelo Ministério" afirmou Bona.
"O empenho do deputado (Sandro Alex) em buscar soluções para todos os problemas apresentados pela universidade em relação à infraestrutura do campus de Irati, localizado em sua região de atuação, tem sido digno do maior reconhecimento. Esta audiência é mais uma prova de que o deputado adotou o campus de Irati da Unicentro como um grande beneficiário de sua atuação parlamentar, particularmente no que se refere à liberação de recursos", destacou o reitor, lembrando, ainda, que está em processo de liberação uma emenda orçamentária no valor de um milhão de reais, proposta pelo deputado para a construção da Biblioteca do campus de Irati. "Fica, desde já, nossa gratidão ao deputado pelo apoio que tem dado aos diversos projetos institucionais", concluiu Bona.

 

Após a audiência com o ministro, Aldo Bona e o deputado Sandro Alex estiveram no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), tratando do encaminhamento dos pedidos de liberação das emendas orçamentárias em favor da Unicentro. Ao todo são aproximadamente R$ 2,7 milhões em emendas para a universidade. O reitor explicou que graças a essa reunião três projetos foram encaminhados do FNDE para a Sesu (Secretaria de Educação Superior). “Trata-se, agora, de fazer gestão junto à Sesu, para que os pedidos andem mais um degrau, pois ainda existem trâmites que devem ser vencidos para que as verbas possam ser liberadas”, explicou Bona.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.