22/08/2023
Geral

Prefeitura tem até 31 de agosto para retirada de “tartarugas”e tachões

A Prefeitura de Guarapuava tem até 31 de agosto de 2012 para concluir a retirada dos tachões e das “tartarugas” existentes em ruas da cidade. A determinação é do Ministério Público e está previsto no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo Município. A atitude do MP foi provocada porque o município infringiu a legislação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

 

Para conter os índices de acidentes a decisão tomada em reunião nesta terca-feira (26) no Gaeco (Grupo de Atuacão Especial de Combate ao Crime Organizado) e que envolveu várias entidades e órgãos oficiais, será desenvolvida uma campanha de conscientização para motoristas e pedestres. Outra iniciativa será incrementar a sinalização nas ruas.

 

DENTRO DA NORMALIDADE
A polêmica provocada pela retirada dos redutores de velocidade das ruas de Guarapuava foi fomentada pela ocorrência de acidentes em pontos que não contam mais “tartarugas” e tachões. Entretanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, os índices de acidentes estão dentro da normalidade.

Com base em dados do Corpo de Bombeiros, a promotora Michele Nader observou que os acidentes que ocorrem na cidade tem como causas vários fatores. De acordo com a promotora, dados do Detran mostram que frota de veículos dobrou nos últimos 08 anos. Hoje circulam pelas ruas de Guarapuava cerca de 75 mil veículos. A pavimentação de ruas, a imprudência de motoristas, sentidos de ruas que foram alterados, o número de motocicletas que transitam também convergem para a ocorrência de acidentes, segundo a promotora.

Cristina Esteche

Jornalista

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