O candidato a prefeito, Cesar Silvestri Filho, da coligação Aliança para o Progresso disse nos encontros que teve durante a semana que o incentivo ao esporte depende mais de iniciativas por parte da administração pública que de grandes investimentos financeiros.
Ele defende a construção de praças e de parques estruturados e descentralizados em todos os bairros de Guarapuava.
“Precisamos de parques e praças estruturados não apenas no Centro da cidade, mas em todos os bairros. Os espaços existem em vários locais, precisamos agora transformá-los em áreas públicas para todas as idades, com cancha de bocha, academia para a terceira idade, pista de skate, quadra poliesportiva e pista de caminhada”, afirmou. De acordo com Cesar Filho, existem meios de viabilizar esses projetos com recursos dos governos estadual e federal.
A utilização de praças equipadas para a prática do esporte e do lazer, Cesar Filho acredita que o próximo passo deverá ser a massificação do esporte, possibilitando a descobertade talentos e inserindo a cultura esportiva na população. “É importante estimular a cultura esportiva e cultural entre os bairros, estabelecer uma rotina esportiva que deixe a cidade mais agradável e alegre, valorizando os bairros, as famílias e os profissionais dessa área”.
Segundo Cesar Filho, os valores adquiridos na prática esportiva são projetados para vida. “A criança, o jovem e o adulto aprendem sobre coletividade, união de forças, confiança, disciplina e autocrítica. Tudo isso pode ser conquistado com o comprometimento da administração municipal e lembrando que a prática esportiva pela população refletirá em outros setores, como a saúde”, observou
Neste domingo (22), Cesar Filho assistiu a partida final do Campeonato de Futebol do Tancredo Neves. Nos pênaltis, a equipe do Nacional venceu o Jornal de Negócios, depois de 90 minutos e um placar com 4 gols. Cesar Filho parabenizou o organizador do evento, que acontece desde 1994, Acir da Silva.
Estimulando a prática esportiva a candidata a vice-prefeita, Eva Schran participou da Corrida Bote Fé na Vida que reuniu centenas de pessoas de várias paróquias da Diocese e foi um evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude que reunirá católicos no Rio de Janeiro em 2013.
Com assessoria
* As demais coligações não divulgaram as agendas dos candidatos majoritários.