Desde o último sábado (04) está em Guarapuava o jornalista e professor acadêmico argentino Julio Cesar Arrueda. Ele está participando de intercâmbio entre uma universidade argentina, da província de Jujuy, e a Unicentro. Desde hoje (06), até o próximo dia 10 de agosto, Julio ministra palestras a acadêmicos e à comunidade sobre a Metodologia de Pesquisa da Prática Jornalística e Qualidade Produtiva.
Hoje à tarde, o jornalista conheceu os meios de comunicação de Guarapuava, onde destacou os pontos similares na profissão entre os dois países. "Brasil e Argentina têm uma imprensa muito parecida em quase todos os aspectos. O Brasil ainda leva vantagem no setor tecnológico e de apoio aos profissionais, mas é uma profissão muito similar entre os países”, enfatizou o professor.
Em suas palestras, Julio Cesar destaca a história, a evolução e a posição atual da imprensa Argentina. “Assim como no Brasil, a província de Jujuy ainda tem muitos pequenos meios de comunicação, onde a realidade de cada um é muito própria. A província tem 650 mil habitantes, assim como é a região de Guarapuava, e as realidades são muito próximas”, destacou o professor.
As palestras de Julio Cesar Arrueda serão realizadas até a próxima sexta-feira (10), no cine da Unicentro, sempre das 09h00 às 11h00 e são abertas aos acadêmicos e à população.