22/08/2023
Geral

Paraná tem mais de 219 mil motoristas com mais de 65 anos de idade

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Um levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), divulgado nesta terça-feira (07), revela que 219.439 motoristas com mais de 65 anos estão ativos e dirigindo no Estado. Eles representam 4,7% dos 4,5 milhões de condutores paranaenses registrados e a tendência é que este percentual aumente nos próximos anos.

“Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida teremos mais motoristas experientes circulando. Vale lembrar que não existe uma idade limite que obrigue o motorista a parar de dirigir. Ele pode tirar ou renovar a carteira de habilitação até quando apresentar, satisfatoriamente, as habilidades necessárias para conduzir um veículo”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A maioria dos motoristas idosos (123.256 pessoas) tem habilitação na categoria B, para automóveis de passeio. Cerca de 39 mil dirigem na categoria C, de caminhão, e 25 mil conduzem ônibus.

O processo de renovação da habilitação destes motoristas é o mesmo que os demais condutores, independente da idade: é preciso passar pelo exame de aptidão física e mental, em uma clínica credenciada, e ser considerado apto pelo médico responsável. A única diferença é o prazo de validade da CNH, que passa de cinco para três anos, ou menos, conforme critério médico.

Com Agencia Estadual de Noticias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.