22/08/2023
Esportes

Guarapuava é a sede dos Jogos Universitários

imagem-4264

Guarapuava – O Município de Guarapuava será a sede dos Jogos Universitários do Paraná (Jups) de 2009, de 28 de maio a 3 de junho. A definição ocorreu só nesta semana em razão da complexidade para a escolha da cidade-sede, em que é preciso o consentimento da prefeitura e de uma instituição de ensino superior, no caso a Faculdade Guairacá. Outros municípios como Cascavel, Cianorte e Arapongas também mostraram interesse, mas não houve o comprometimento das partes como exige o regulamento, antes de Guarapuava.
A homologação da sede pelo diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, portanto, só foi possível após receber o oficio de solicitação assinado pelo diretor da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, e pelo secretario de Esportes de Guarapuava, Pablo de Almeida. “Guarapuava já sediou os Universitários, em 2006, e mostrou capacidade para realizar grandes eventos. Temos mais uma vez a satisfação de ter essa cidade como nossa parceira numa competição de alto nível”, frisou Gomyde.
Podem participar dos Jogos Universitários as Instituições de Ensino Superior (IES), suas Associações Atléticas Acadêmicas (AAA), ou outra entidade representativa, devidamente filada à Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), ou em processo de filiação. As inscrições vão até às 18 horas do dia 23 de abril, na Paraná Esporte ou em seus centros regionais, através de mapa ofício, assinado pelo reitor ou diretor.
As modalidades em disputa são atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez, no feminino e masculino. A competição vale a classificação para as Olimpíadas Universitárias
Brasileiras, de 14 a 23 de agosto, em Fortaleza (CE).
Na parceria para a realização dos Jogos Universitários, ainda, além do Município de Guarapuava, da Faculdade Guairacá e Paraná Esporte/Secretaria de Estado da Educação, participa a Federação Paranaense de Desportos Universitários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.