22/08/2023
Saúde

Governo garante 10 leitos de UTI para hospital de LS

imagem-43473

O governador Beto Richa autorizou a Secretaria da Saúde a repassar recursos para equipar 10 leitos de UTI no Instituto de Assistência Social e Saúde São José, de Laranjeiras do Sul, Centro-Oeste do Estado. O hospital fará a compra dos equipamentos e até o final do ano deve colocar os leitos em funcionamento. A unidade também deve pedir o credenciamento desses leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao assinar o convênio, o secretário da Saúde, René José Moreira dos Santos, explicou que os leitos servirão de retaguarda para a Rede de Urgência e Emergência do Paraná. “Atualmente não existem leitos de UTI na região da Associação de Municípios do Cantuquiriguaçu”. O hospital vai melhorar as condições de atendimento de pacientes com pós-operatórios graves e receber pacientes encaminhados pela Central de Leitos do Paraná.

Os leitos serão referência para região, com aproximadamente 115 mil habitantes, que abrange os municípios de Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond e Laranjeiras do Sul. Eles também vão ajudar no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito nas duas principais rodovias que cortam a região (BR-277 e BR-158).

FILANTRÓPICO

O Instituto de Assistência Social e Saúde São José recebeu em 27 de setembro a aprovação do registro de entidade filantrópica. Com esta titulação a unidade poderá ser incluída no Programa HospSUS (programa estadual de apoio e qualificação de hospitais públicos e filantrópicos do Sistema Único de Saúde do Paraná) para receber recursos de custeio, e assim ampliar a oferta de leitos e qualificar os serviços prestados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.