22/08/2023


Geral

Cyber criminosos aproveitam tragédia de Santa Maria para disparar vírus

Se aproveitando da repercussão da tragédia na boate Kiss de Santa Maria, os criminosos cibernéticos criaram um email onde supostamente seria possível visualizar um vídeo com imagens das vítimas do incêndio.

O e-mail tem como título “Tragédia” e um link para acessar o referido vídeo e não passa de mais uma tentativa de roubo de dados confidenciais, principalmente números de cartões de crédito e de contas bancárias, através de arquivo contaminado com um cavalo de troia que monitora a ação do usuário no PC e Internet.

Eduardo Lopes, diretor comercial da Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avira, conta que este tipo de e-mail é muito comum e é isca certa contra os usuários desavisados”, destaca o executivo. “A curiosidade é uma aliada dos criminosos cibernéticos nesta hora em que as atenções do mundo estão direcionadas a saber mais detalhes sobre a tragédia”, afirma Lopes. O risco deste tipo de ação, segundo o executivo, “é acreditar que mensagem deste tipo é verdadeira e o usuário acabar clicando em um link que pode executar um código malicioso ou direcioná-lo a um site falso com propósitos escuros”, adverte.

O executivo orienta os usuários a manterem seus sistemas antivírus atualizados e, claro, não clicar em links destes tipos de mensagem. O mercado oferecer ótimas opções, de baixo custo e com alto desempenho. Este é um investimento barato e de elevado benefício. Os produtos Avira estão entre estas soluções de baixo custo e elevada eficiência na detecção de vírus”, comenta.

Mais informações: http://www.avira.com.br e http://www.nodes.com.br

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo