Os guarapuavanos que estão com a passagem comprada para os Estados Unidos devem se vacinar contra o sarampo. A orientação é da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, de Guarapuava, que recebeu um alerta emitido pelo Estado de São Paulo, após a confirmação de caso importado da doença. “O Brasil já erradicou o sarampo, mesmo assim precisamos estar sempre atentos a situações como essa para alertar a população”, disse a enfermeira Chayane Andrade Ternopolski à Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
A imunização, porém, deve acontecer no mínimo 15 dias antes do embarque. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto nas Urgências. No Cisgap e PSFs, o horário é das 8 às 12 e das 13 às 17h e, nos CIAs, das 7 às 20h.. A vacina tríplice viral também protege contra a rubéola e a caxumba, sendo contra-indicada para gestantes, imunodeprimidos e alérgicos à proteína de ovo.
Chayane lembra que é importante apresentar a carteira de vacinação nas unidades de saúde. “Estão sob alerta epidemiológico todos que pretendem viajar para os Estados Unidos ou têm contato com viajantes, tais como profissionais de Saúde, Educação, Turismo, de companhias aéreas, de transporte rodoviário, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes”.