Por: Caio Budel
Os índios da tribo Caingangue, que vivem nas terras da região de Ivaí no distrito de Manoel Ribas, procuram expandir sua cultura e seu modo de viver difundindo através da arte, dança e gastronomia. Visto isso, nesta sexta-feira (08), o Cacique Admir, junto com uma comissão indígena, estarão reunidos com o prefeito de Irati Odilon Burgath com a finalidade de tratar assuntos referentes ao centenário de carnaval da cidade onde também será decidido um espaço para vendas de artesanato, danças tradicionais e pintura corporal.
O Cacique vai aproveitar este encontro com o prefeito para que se estude a possibilidade de uma casa de hospedagem em Irati, facilitando a mobilidade de seu povo no trabalho que vem ocorrendo de forma precária.
A pesquisadora e ativista indígena, Fabiana Anciutti Orreda, em entrevista a REDESUL DE NOTICIAS, acredita que esse será o primeiro passo para reconhecermos o abandono cultural que os índios sofrem. ”Essa atitude dará visibilidade as suas necessidades e integração de forma digna”, explica.