22/08/2023


Geral

Em Irati, instituição Amigo Bicho sofre por falta de recursos

imagem-49444

Por: Caio Budel

A ONG protetora de animais S.O.S Amigo Bicho, de Irati, está passando por problemas financeiros e correndo o risco de perder o convênio com a faculdade Uniguaçu, de União da Vitória, que cobra um valor menor para castração de cães e gatos abandonados no município. Fora os problemas financeiros e a falta de um lugar fixo para deixar os animais, a associação está com dificuldades de transporte. Em 2012, o deputado estadual Marcelo Rangel prometeu um veiculo que ajudasse no transporte dos animais, mas até agora o mesmo não foi cedido.

Nas observações de José Brustolin Neto, assessor do deputado, a demora na entrega está relacionada a um tramite jurídico. “Como toda a papelada está encaminhada, creio que o transporte seja entregue nos próximos dias”, pontua.

Atualmente, a instituição conta apenas com trabalhos voluntários e dependem de doações para compra de ração, vacina, consultas e castrações, por exemplo. De acordo com Vanessa Campestrini de Mattos Oliveira, tesoureira da ONG, o governo está invertendo os papeis de cuidados com os animais. “É responsabilidade do estado e dos municípios os cuidados com os animais de rua e hoje a ONG é que esta fazendo este trabalho mesmo sem repasse de recursos ou qualquer outro tipo de ajuda”, conta. 

Além disso, a presidente da ONG, Eleusa Fornazari, ressalva que a instituição é reconhecida nas três esferas dos governos (Federal, Estadual e Municipal), só que não são lembrados por nenhuma delas. “Sabemos que as verbas dependem de projetos mas na nossa equipe de voluntários não temos ninguém com tal conhecimento para organizar estes pedidos” explica.

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Arial”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Arial;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Arial;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo