Desde a madrugada desta terça-feira (19), os pacientes que precisam fazer tratamento ou exames em outras cidades são recepcionados em um espaço mais apropriado e aconchegante para quem precisa chegar ao Cisgap por volta de 1h. A sala de espera foi renovada, ganhou bancos mais confortáveis e um quarto com berços, fraldário, poltronas e brinquedos.
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esteve no local e conversou com os pacientes que fazem tratamento fora do domicílio (TFD). Dona Maria da Luz de Almeida, 67 anos, que faz tratamento em Curitiba, agradeceu a mudança. “Tem de dizer e fazer. Isso é bom”, disse ela, antes de sentar-se em uma das poltronas.
Vanderleia Aparecida Correa, 25 anos, chegou por volta de 1h30 e acomodou a filha de 9 meses em um dos berços. “É a quinta vez que viajo por causa do tratamento da Naiara e agora tem esse espaço para a gente ficar aguardando, com fraldário, brinquedos, berços, lanche para viagem, café, biscoitos, leite. Que mudança”,opina.
Segundo a Secretaria de Saúde de Guarapuava, entre 25 e 50 pessoas viajam para tratamento em outras cidades, praticamente todos os dias, sendo que 90% vão para Curitiba.