22/08/2023



Agronegócio

Agrária é premiada por “Produtividade da Década”

imagem-50322

A Cooperativa Agrária Agroindustrial, de Guarapuava (PR) foi premiada nesta terça-feira, 26, pelo Rally da Safra 2013, na categoria "Alta Produtividade". Ao lado de mais três representativos nomes do agrobusiness brasileiro, o diretor presidente, Jorge Karl recebeu o troféu entregue à Agrária, em solenidade realizada na sede da FIESP, em São Paulo.

Um dos principais eventos do agronegócio nacional, o Rally da Safra homenageou ainda outras três categorias: "Produtor da década", entregue a Eraí Scheffer Maggi, do Grupo Bom Futuro; "Gestão de Propriedade Agrícola", para a empresa SLC Agrícola e "Excelência Agronômica", oferecida à OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O reconhecimento pela alta produtividade em grãos dos cooperados da Agrária se deve, especialmente, aos resultados do milho, cuja média tem ultrapassado a barreira dos 11.000 quilos por hectare – mais que o dobro da média brasileira (4.808 quilos por hectare na safra 2011/2012) e até da paranaense (5.580 kg/ha).

"Este prêmio só é possível graças aos nossos cooperados, que são o começo e o final de todo esse processo, e ao empenho dos nossos colaboradores para o crescimento contínuo da Agrária", destacou o diretor presidente, Jorge Karl.

A cooperativa situada no distrito de Entre Rios e que completa seus 62 anos de história no próximo dia 5 de maio, bateu recentemente recorde de faturamento, ao atingir a casa dos R$ 2,1 bilhões, em 2012. Fundada por 500 famílias de Suábios do Danúbio, etnia de origem alemã, a Agrária conta atualmente com 550 cooperados e cerca de 1.200 funcionários.

A rentabilidade no campo advém de uma série de fatores, como investimento em pesquisa agropecuária, departamento de assistência técnica próprio para orientação dos cooperados, rotação de culturas e alta tecnificação. Além disso, o contínuo crescimento e fortalecimento da Agrária se deve ainda à verticalização de sua produção agrícola. Cinco indústrias, de malte (a Agromalte é a 2ª maior maltaria da América Latina), farinha, ração, óleo e farelo e a de milho – que está em construção -, agregam valor à cevada, trigo, soja e milho produzidos ao longo de todo o ano, em rotações de culturas de verão e inverno.

A busca constante por informações e novas tecnologias é outro diferencial apontado por Karl. "Contamos com os tradicionais dias de campo e também com o WinterShow, que já alcançou o status de maior evento de cereais de inverno do Brasil. O conhecimento é um meio de produção essencial do agronegócio atual", salientou. "Gostaria de parabenizar a todos, nossos cooperados, colaboradores, clientes e fornecedores, por essa grande conquista, que é um reconhecimento do esforço de cada um em prol do crescimento da Cooperativa Agrária", afirmou Karl.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo